quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Era uma vez uma menina que vivia num castelo, muito triste coitadinha, e os seus lindo cabelos loiros só brilhavam ao sol quando a menina, num dos raros momentos, aparecia á janela...
E  vinha gente de longe só para ver a menina.E perguntavam-se entre eles: como poderemos ver a menina?
E aqueles já conhecedores do fenómeno diziam : Aquela menina? Para a ver, Só ao longe!
Vinha gente de todo o lado só para a ver, mas sempre  Só ao longe!
Um dia, estava o Rei D. Miguel jantando frente a mesa muito farta, quando  João, o cortesão da corte, homem forte e de confiança do Rei, lhe diz
- Senhor, vem gente de tão longe só para ver a menina... seria bom para o Reino que Vossa Senhoria deixasse que o povo a visse de mais perto...
- Meu bom  João, de cavalos percebes tu,agora do povo percebo eu! Eu é que sei do que o meu povo gosta. Enquanto a virem ao longe, irão especular se é bonita, se é feia, se tem todos os dentes ou se tem verrugas nos lábios...entendes?
- Mas meu bom senhor, se o povo começar a falar mal da menina, pode ser mau para o Reino..
-Não João!!! Isso é muitíssimo bom, João! É preciso é que o povo fale, bem ou mal pouco importa... Como é que estão os comunicados ao reino?
-Senhor, estão muito bem...esgotámos novamente...
-Muito bem caro João, eu bem te disse que a noticia de que iria acabar com os alabardeiros, iria causar celeuma.... onde pára o meu Moço de Câmara, esse rapazinho imberbe, o Dinis?
-Senhor, esse rapaz está a caminho de Estremoz, onde foi buscar umas oferendas para Vossa Excelência como prémio por ser o melhor Rei deste reino.
-Mas meu bom amigo João...Existe mais algum Rei no meu Reino?
-Não... Senhor... unicamente Vossa Excelência!!! Mas isso não quer dizer que não seja o melhor...
- Pois que seja! Sabes bem, que adoro que o meu povo me bajule...por falar em bajuladores...onde pára o meu escudeiro Teixeira???
-Senhor.... esse Teixeira não é boa rês...pois saiba Vossa Excelência que não se portou conforme as normas deste reino na ultima viagem por terras de D. Inácio.
-Então? Que me contas tu?
- Pois saiba Vossa Alteza que durante o ferra do gado de D. Inácio, o cavaleiro Marco de Caneiras da Ordem de Alvalade, contrariamente ao que lhe é imposto pelo Conde de Alvalade, monsenhor de Betencourt, desmontou de seu cavalo para pegar num bezerro a campo, que como sabeis são manifestações da plebe.
Diz quem lá esteve que o Cavaleiro pediu sigilo, coisa não respeitada por por seu escudeiro, Senhor!
- Meu caro e bom João...mas essas são as minhas ordens...enquanto o povo andar preocupado com polémicas, não me questiona enquanto rei...percebes?
-Não entendo, mas aceito vossa Alteza!!! E que fazer com a menina senhor??
-Mas que raio João...mais a tua fixação com a menina...olha vai ter com ela e escrevam um novo edital...
Mas senhor ..sobre que assunto?? mais impostos???
-Não João!!! Carregados de impostos anda o povo..olha....ela que faça um edital sobre o S. Martinho..
-Sim Senhor...
e assim continua a historia do Rei Miguel no Reino Do Faz de Conta!!!!
Abraços

1 comentário:

  1. Com histórias de encantar destas....não há quem pegue no sono! É só rir ;)

    ResponderEliminar