quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Eu cá sou bom...sou muita bom... eu cá sou bom... sou muita bom sou sempre a abrir...eu cá sou bom... e dou noticias pra depois as desmentir

Façam um esforço por chegar ao fim...por favor!!!

:: Estatuto do Jornalista(Lei n.º 1/99 de 13 de Janeiro)


Definição de jornalista
1 - São considerados jornalistas aqueles que, como ocupação principal, permanente e remunerada, exercem funções de pesquisa, recolha, selecção e tratamento de factos, notícias ou opiniões, através de texto, imagem ou som, destinados a divulgação informativa pela imprensa, por agência noticiosa, pela rádio, pela televisão ou por outra forma de difusão electrónica.

2 - Não constitui actividade jornalística o exercício de funções referidas no número anterior quando desempenhadas ao serviço de publicações de natureza predominantemente promocional, ou cujo objecto específico consista em divulgar, publicitar ou por qualquer forma dar a conhecer instituições, empresas, produtos ou serviços, segundo critérios de oportunidade comercial ou industrial.


Incompatibilidades


:: Estatuto do Jornalista
(Lei n.º 1/99 de 13 de Janeiro)

A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, para valer como lei geral da República, o seguinte:

:: CAPÍTULO I

:: Dos jornalistas

:: Artigo 1.º

:: Definição de jornalista

1 - São considerados jornalistas aqueles que, como ocupação principal, permanente e remunerada, exercem funções de pesquisa, recolha, selecção e tratamento de factos, notícias ou opiniões, através de texto, imagem ou som, destinados a divulgação informativa pela imprensa, por agência noticiosa, pela rádio, pela televisão ou por outra forma de difusão electrónica.

2 - Não constitui actividade jornalística o exercício de funções referidas no número anterior quando desempenhadas ao serviço de publicações de natureza predominantemente promocional, ou cujo objecto específico consista em divulgar, publicitar ou por qualquer forma dar a conhecer instituições, empresas, produtos ou serviços, segundo critérios de oportunidade comercial ou industrial.

:: Artigo 2.º

:: Capacidade

Podem ser jornalistas os cidadãos maiores de 18 anos no pleno gozo dos seus direitos civis.

:: Artigo 3.º

:: Incompatibilidades
1 - O exercício da profissão de jornalista é incompatível com o desempenho de:

a) Funções de angariação, concepção ou apresentação de mensagens publicitárias;

b) Funções remuneradas de marketing, relações públicas, assessoria de imprensa e consultoria em comunicação ou imagem, bem como de orientação e execução de estratégias comerciais;

...
2 - É igualmente considerada actividade publicitária incompatível com o exercício do jornalismo o recebimento de ofertas ou benefícios que, não identificados claramente como patrocínios concretos de actos jornalísticos, visem divulgar produtos, serviços ou entidades através da notoriedade do jornalista, independentemente de este fazer menção expressa aos produtos, serviços ou entidades.


:: Direitos
Constituem direitos fundamentais dos jornalistas:

a) A liberdade de expressão e de criação;

b) A liberdade de acesso às fontes de informação;

c) A garantia de sigilo profissional;

d) A garantia de independência;

e) A participação na orientação do respectivo órgão de informação.




:: Deveres
Independentemente do disposto no respectivo código deontológico, constituem deveres fundamentais dos jornalistas:

a) Exercer a actividade com respeito pela ética profissional, informando com rigor e isenção;

b) Respeitar a orientação e os objectivos definidos no estatuto editorial do órgão de comunicação social para que trabalhem;

c) Abster-se de formular acusações sem provas e respeitar a presunção de inocência;
d) Não identificar, directa ou indirectamente, as vítimas de crimes contra a liberdade e autodeterminação sexual, bem como os menores que tiverem sido objecto de medidas tutelares sancionatórias;

e) Não tratar discriminatoriamente as pessoas, designadamente em função da cor, raça, religião, nacionalidade ou sexo;

f) Abster-se de recolher declarações ou imagens que atinjam a dignidade das pessoas;
g) Respeitar a privacidade de acordo com a natureza do caso e a condição das pessoas;

h) Não falsificar ou encenar situações com intuitos de abusar da boa fé do público;

i) Não recolher imagens e sons com o recurso a meios não autorizados a não ser que se verifique um estado de necessidade para a segurança das pessoas envolvidas e o interesse público o justifique.


A VERDADE!!! A ISENÇÃO!!! O RESPEITO!!!! A DIGNIDADE!!! A ÉTICA!!!!

"Noticias" retiradas do Farpas blogue


Sábado, 2 de Janeiro de 2010
Feira de Santarém: corridas a 5, 7 e 10 de Junho

A empresa "Aplaudir" realizará três corridas na Monumental "Celestino Graça" (Santarém) durante a próxima Feira do Ribatejo, nos dias 5, 7 e 10 de Junho - revela hoje o site "toureio.com".

Terça-feira, 5 de Janeiro de 2010
"Aplaudir" desmente cartéis anunciados

Imediatamente após a publicação da notícia anterior, a "Aplaudir" - ou alguém por ela - enviou-nos por mail o comunicado que aqui reproduzimos na íntegra.
A empresa insiste: são falsas e com intenção duvidosa (a mando de forças estranhas) as notícias que têm vindo a público sobre hipotéticos cartéis de Junho em Santarém.



Segunda-feira, 4 de Janeiro de 2010
Ganadarias à venda

Embora sem grande alarido e apenas do conhecimento de gente do meio, há várias ganadarias neste momento à venda. Uma delas, ao que se diz, é a de Varela Crujo. Os filhos do proprietário, o saudoso Francisco Cruz e Crujo (na foto), falecido no final de 2007, pretendem desfazer-se dela. Ao que o "Farpas Blogue" sabe, há vários interessados nesta e noutras divisas que se encontram em "trespasse"

Quinta-feira, 7 de Janeiro de 2010
Filha de Francisco Crujo nega venda da ganadaria

Maria Joana Varela Crujo, filha do saudoso José Francisco Cruz e Crujo e irmã do também falecido cavaleiro tauromáquico José Francisco Varela Crujo, desmentiu hoje ao "Farpas Blogue" que a ganadaria esteja à venda



Sexta-feira, 29 de Janeiro de 2010
Em primeiríssima mão: Campo Pequeno abre temporada com mano-a-mano Salgueiro/Ventura
Sempre na primeira fila no que concerne a informar o público (não venham com desmentidos, porque sabemos que é mesmo verdade!) o "Farpas Blogue" pode adiantar em primeiríssima mão que ficou esta manhã fechado, pelo menos no que respeita a cavaleiros e toiros, o primeiro cartel que inaugura a temporada de 2010 na Monumental do Campo Pequeno: um atractivo e altamente competitivo mano-a-mano entre os cavaleiros João Salgueiro e Diego Ventura.



Sexta-feira, 9 de Abril de 2010
Praça cheia no Campo Pequeno

A ser transmitida em directo pela RTP, a noite inaugural da época lisboeta conta, até ao momento, com duas grandes actuações dos cavaleiros António Ribeiro Telles e João Salgueiro e também de uma boa prestação do espanhol Leonardo Hernández (neste momento a iniciar a última lide da noite)



strong>Sábado, 30 de Janeiro de 2010
Forcado de Coruche sofre grave colhida num treino .
Última Hora: Pedro Raposo, jovem forcado do Grupo de Coruche, sofreu hoje uma grave colhida durante o treino efectuado na Quinta da Silveira, propriedade do antigo elemento do grupo Pedro Pinto.
Pedro Raposo sofreu perfuração do estômago e hemorrogia interna quando pegava uma vaca em hastes limpas. O jovem forcado está neste momento a ser operado no Hospital de Santarém. O seu estado era estável antes da intervenção cirúrgica e apesar da gravidade da lesão, estava livre de perigo.

Domingo, 31 de Janeiro de 2010
Cabo Amorim esclarece incidente com forcado de Coruche
"Amorim Ribeiro Lopes, na qualidade de Cabo do G.F.A. Coruche vem, por este meio, e desde já criticando a especulação e noticias falsas que já foram veiculadas a propósito de um incidente ocorrido no dia de ontem Sábado, 30 Janeiro, na Quinta da Silveira, propriedade de Paulo Pinto, esclarecer que o que se passou foi que saiu ao tentadero uma vaca com as pontas cortadas e afeitadas, e não uma vaca em hastes limpas. Mais esclarece que o forcado Pedro Raposo não foi perfurado, o que aconteceu foi uma lesão interna provocada pelo o próprio embate, lesão esta que poderia ter ocorrido mesmo que a vaca estivesse embolada




Segunda-feira, 12 de Abril de 2010
"Caso Montijo": APET convoca reunião de urgência para a próxima quinta-feira

Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET) vai convocar uma reunião extraordinária e de urgência para a próxima quinta-feira, a fim de analisar o comportamento dos organizadores da corrida do dia 8 de Maio no Montijo,...

Terça-feira, 13 de Abril de 2010
Pessoa confirma: "Caso Montijo" debatido quinta na reunião da APET

"Quero esclarecer que não foi convocada qualquer reunião especial pelo incidente do passado fim-de-semana ocorrido no Montijo. Apenas e infelizmente, foi acrescentado um ponto à ordem de trabalhos da reunião mensal que a actual direcção da APET tem todos os meses, que visa debater este tipo de situações para que as mesmas não se repitam no futuro, a saber: Atropelamentos e atitudes incorrectas na promoção dos espectáculos" - esclarece Pessoa de Carvalho.

Terça-feira, 13 de Abril de 2010
"Farpas Blogue" esclarece Paulo Pessoa

4º - A notícia do "Farpas Blogue" não é, de todo, "desprestigiante" (para ninguém e muito menos para a APET - ou Paulo Pessoa considera "desprestigiante" que a sua associação vá discutir o incidente do Montijo?) nem "errónea". Apenas errámos (e fica o esclarecimento feito) quando escrevemos que a reunião da APET tinha sido convocada de propósito para abordar o assunto do Montijo. Mas é irrelevante.




Quarta-feira, 14 de Abril de 2010
Camion TIR publicitando corrida de Maio no Montijo apedrejado ontem junto à "Casa das Enguias"

"O Camion TIR da empresa "Aficcion" que ontem à noite esteve junto ao Estádio da Luz, no derby Benfica-Sporting, publicitando a corrida de toiros de solidariedade para com a Madeira que no próximo dia 8 de Maio se realiza na Monumental do Montijo,..."... "O empresário António Nunes ("Aficcion") acaba de informar o "Farpas Blogue" de que apresentou esta manhã "uma segunda queixa-crime, indicando suspeitos às autoridades".

Quarta-feira, 14 de Abril de 2010
Esclarecimento de José António Nunes

José António Nunes, irmão gémeo do empresário António Nunes, faz questão de esclarecer, em telefonema feito há momentos para o "Farpas Blogue", que nunca foi sócio da empresa 'Aficcion' e que "é meu, estando alugado à empresa do meu irmão, o camião TIR utilizado para promoção da tourada de 8 de Maio no Montijo", referindo-se à viatura que esta madrugada foi vandalizada (prejuízos superior s 3 mil euros) junto à "Casa das Enguias".
"Sou um grande admirador da tauromaquia, mas nunca tive negócios nessa área. A empresa 'Aficcion' é do meu irmão e da minha sobrinha; o camião TIR é meu e está disponível para qualquer empresa que o pretenda alugar, como fez o meu irmão, para a promoção de corridas de toiros ou do que quer que seja", esclarece José António Nunes.




Quinta-feira, 12 de Agosto de 2010
Salgueiro da Costa: apoteose em Espanha

Duas orelhas no primeiro toiro, duas orelhas e petição de rabo no segundo e aplausos no terceiro - foi o resultado apoteótico da actuação do valoroso cavaleiro praticante João Salgueiro da Costa na corrida realizada anteontem em Mata del Cuervo (Espanha), onde actuou a substituir Francisco Palha, lesionado na véspera por queda num treino.


Quinta-feira, 12 de Agosto de 2010
Rectificação: Salgueiro não substituiu Palha

Contrariamente ao que, por lapso, aqui noticiámos, o jovem cavaleiro João Salgueiro da Costa não actuou terça-feira passada em Espanha em substituição de Francisco Palha.
O toureiro de Valada estava desde a primeira hora incluído no cartel,




Terça-feira, 17 de Agosto de 2010
Palhaçada ao rubro: IGAC puxa as orelhas à ANGF

Sexta-feira passada, o Grupo do Pinhal Novo (desassociado na recente assembleia-geral da ANGF) foi impedido de pegar na tourada que se realizou em Cabeça Gorda, localidade a 14 quilómetros de Beja, por imposição da Associação de Forcados, que ameaçou os outros dois grupos actuantes (Beja e Cascais) de expulsão se alternassem com os rapazes do Pinhal Novo. O grupo chefiado por Sandro Patraquim encontrava-se na praça, fardado e pronto a intervir. Houve pressões do grupo de Beja, da ANGF e o director de corrida Francisco Farinha cedeu, impedindo o Grupo do Pinhal Novo de pegar, embora ciente de que a ANGF não tinha quaisquer tipo de poderes para o impedir

Quarta-feira, 18 de Agosto de 2010
"Caso Cabeça Gorda": director Farinha "inocente", garante Figueiredo

o famoso forcado José Luis Figueiredo, um dos fundadores do Grupo do Pinhal Novo, sexta-feira passada impedido de actuar na corrida realizada em Cabeça Gorda (Beja) por pressões da Associação Nacional de Grupos de Forcados e do Grupo de Beja, outro dos intervenientes no espectáculo.
"Ao contrário do que foi lançado para a opinião pública e que agradeço seja esclarecido, o director de corrida Francisco Farinha teve uma atitude intocável, autorizando mesmo o grupo a pegar, uma vez que estava anunciado e o espectáculo autorizado e visado pela IGAC. As maiores pressões para que o grupo não pegasse vieram da associação e do grupo de Beja" - informa Figueiredo.





Terça-feira, 24 de Agosto de 2010
Forcado baleado na Figueira da Foz

Luis Segão, o popular "Bombeiro", antigo e glorioso primeiro-ajuda do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa (retirado) foi atingido com quatro tiros de pistola na perna (colo do fémur) na noite de domingo passado na Figueira da Foz, onde se realizara a corrida de toiros da RDP/RTP e onde acompanhara a actuação do seu grupo.

Terça-feira, 24 de Agosto de 2010
Luis Segão será operado quinta-feira

Luis Segão, o antigo primeiro-ajuda dos Forcados Amadores de Lisboa, baleado numa rixa à porta de uma discoteca no passado domingo na Figueira da Foz, está livre de perigo, internado no Hospital Garcia de Orta, em Almada, onde será operado na próxima quinta-feira para extracção de duas balas alojadas no fémur.
Ao contrário da informação que avançámos esta manhã, o popular "Bombeiro" não foi ainda operado, estando a cirurgia marcada para depois de amanhã.





Sexta-feira, 27 de Agosto de 2010
Aniversário no Linhó! Vai ser de arromba!
Já me enjoa a história do fim anunciado da ANGF, os artiguinhos dos desesperados, os comentários inventados, os textículos escritos em nome de mulher, tanta mariquice, meu Deus...
Aqui e no jornal dou por encerrada a guerra.

Segunda-feira, 30 de Agosto de 2010
Arredonda a saia!
Dizem-me, já vou ver, que no site dos forcados desesperados me continuam a atacar. Adoro....
...Não volto a rebater aqui ou no jornal as arruaças dos forcaditos desesperados. P'ra mim a guerra acabou.





Sexta-feira, 17 de Setembro de 2010
Última hora: empresário da Moita apresenta queixa por assalto

...O empresário revelou ainda que na própria quarta-feira fora também vítima de uma tentativa de assalto, que não se chegou a concretizar, à porta do restaurante "Casa das Enguias", na Lançada.

Quarta-feira, 22 de Setembro de 2010
"Nené" desmente a "O Crime" tentativa de assalto à porta da "Casa das Enguias
"
António Manuel Cardoso "Nené" (na foto com o cavaleiro João Salgueiro, de que é apoderado) desmentiu que na véspera de ser assaltado à porta de casa, em Alcochete, tivesse sido também vítima de uma primeira tentativa de roubo à porta do restaurante "Casa das Enguias", na Lançada

Ufa!!!! e esta ein???
desculpem lá o abuso, mas ainda ficou tanto por contar...mas donde isto veio, virá mais....
Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário