quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Resposta a João Cortesão.

Caro João Cortesão
Em primeiro lugar, obrigado pelas simpáticas palavras que me dirige na Carta Aberta do Farpas. É bom saber que é leitor daquilo que eu escrevo no meu blogue (assim como eu sou leitor dos seus escritos), e acima de  tudo por achar que são de bom humor.
 Caro João, eu não o critico a si, seja porque é gago ou vaidoso, ou porque se acha entendido em cavalos, da mesma maneira que não critico os colares ou o penteado do Miguel.
Não o critico, pura e simplesmente porque acho muito sinceramente, que o senhor faz um trabalho honesto, aficionado e digno. Não o critico, porque desde que me lembro de ler o Farpas, nunca o vi ser deselegante, ou usar o espaço que lhe é dado para escrever, para denegrir a imagem ou a vida privada seja de quem for.
Não o critico, porque penso que o seu trabalho em prol da Festa Brava é bastante digno e meritório. Não o critico porque o senhor sabe ser amigo do seu amigo. Não o critico porque o senhor não baixa o nível da sua escrita quando em desacordo com algo ou alguém. E não o critico, porque o senhor não usa linguagem de taberna (apesar de tanto eu como o senhor gostarmos dum bom copo em boa companhia, mas sem embarcarmos em baixeza ou deslizes de personalidade).
Não quero com isto dizer, que qualquer um dos seus colegas (mormente a Solange Pinto ou Hugo Teixeira), use desses atributos no Jornal Farpas, mas o que quero dizer é que o editor do referido jornal, sendo o responsável máximo do mesmo, é useiro e vezeiro nesse tipo de linguagem, na forma e no conteúdo. Como tal, a minha critica vai directamente para a linha editorial do Jornal Farpas. Que a Solange Pinto ou Hugo Teixeira, ou até mesmo João Dinis, venham a terreiro defender o seu Jornal e criticar o que escrevo, é absolutamente normal e aceitável, até porque uma das primeiras regras para quem critica, é aceitar da mesma forma ser criticado.
Até pela Carta Aberta (que eu tenho a certeza não seja encomendada), o senhor demonstra mais uma vez a maneira integra como anda na vida: sai em defesa dos seus, de cada vez que sente que alguém os ataca. Outra coisa não seria de esperar dum Homem.
Agora deixe-me também fazer um reparo caro João: acha correcto, que sendo eu, um individuo recém chegado à Festa (como diz M. A.), me venha agora arvorar no salvador da Pátria? Acha que a minha humildade não é suficiente, para me colocar no meu lugar, pelo simples facto de ser unicamente um aficionado preocupado?
Acha que os outros órgãos de comunicação social dedicados à Festa Brava entram pelos caminhos ínvios do Jornal Farpas?  Quer que critique João Queiroz? De quê? Sandra Batalha? Porquê?
Quanto a amigos por detrás de mim (vade retro satanás), só se fosse para ir á cara de um toiro e mesmo assim tinha que ser com um já moribundo, porque nem a idade, nem a sã loucura me permitem tanto. Quero referir-lhe caro João , que parti completamente só nesta caminhada. Graças a Deus ainda penso pela minha cabeça, mas sei perfeitamente que muitos pensam como eu.
Acontece caro João, que o blogue alengalengadoalavarenga, incomodou o editor do Jornal Farpas. Mas mais do que incomodar, eu gostaria que ele (jornal) mudasse de linha editorial. A Tauromaquia Nacional precisa de um jornal de referencia, que fale de toiros e cavalos, de artistas e campinos, de ferreiros e criadores, de gente rica a e de gente humilde, de pessoas que fazem esta actividade que tanto amamos, andar em frente.
Um blogue como o que indica, estará sim no meu horizonte. Mas não é o caso deste. Este tem um propósito claro: dizer "olhos nos olhos" do editor do Jornal Farpas que jornalismo assim, não é jornalismo, e que aficionados como ele não são necessários para a manutenção ou engrandecimento da Festa. Se ele entender o meu sentido e o dos muitos que aprovam este blogue, todos teremos muito a ganhar e nada a perder.
Gostei de lhe responder porque sei que entende o que lhe escrevo. E para além de tudo mais, eu gosto de gente boa, como acredito seja o seu caso.
Um abraço

29 comentários:

  1. como o joão costuma dizer,Carlos estiveste bem á bruta!!
    um abraço aos dois

    ResponderEliminar
  2. Depois desta resposta aqui vai o resultado:

    Carlos Cunha-3 Miguel Alvarenga-0

    ResponderEliminar
  3. Es um palhaço ó cunha...

    ResponderEliminar
  4. Muito bem, sim senhor...

    Pedro Inverno

    ResponderEliminar
  5. Resumindo, Beeeeemmmmmmmmmmmmmmmmmmm "MAESTRO", Grande Abraço aos Dois

    ResponderEliminar
  6. Cunha,

    Uma vez mais parabéns pelo conteúdo do escrito mas sobretudo pela forma.
    Deixo-te aqui um apontamento, que penso ilustra bem o teor da tua resposta.
    Dostoievski in "O Idiota" " A delicadeza e a dignidade é o próprio coração que ensina e não um mestre de dança."

    Um abraço

    Samuel Godinho

    ResponderEliminar
  7. Caro Senhor Cunha
    Na minha modesta humildade hoje, tenho que lhe dar os PARABENS.
    Assim sim, siga este caminho, não vá por caminhos apertados, que nada o dignificam, livre-se de quem se encostou a si e aproveitou a boleia para descer a sitios escuros.
    Que não seja necessario o Grande Senhor João Cortesão(que eu não conheço mas, leio) a ter que fazer outro quite.
    Receba um abraço deste simples aficcionado que mais não quer que a FESTA seja digna e que nunca chore o bilhete PAGO.

    ResponderEliminar
  8. Deves pensar que isto é os malucos do riso, nem fazes nem deixas fazer deves querer poleiro em alguma ganadaria espanhola já agora, tu nem aos toiros vás e quando vás é á pendura, junta te ao Manuel Luis Goucha e vai fazer papeis de maricas na TVI, pá, a festa também não precisa de pessoas como tu.

    ResponderEliminar
  9. Joaquim Pereira,

    Ainda bem que apareces, já sentiamos a tua falta...
    Finalmente dás à estampa um comentário sério e com sentido.
    Dá o teu contributo, que a malta agradece.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. Ao Carlos Cunha e ao Joâo Cortesâo.

    Ora assim, sim!

    Como duas pessoas podem dirigir-se com elevaçâo e humor à mistura.

    Os dois do mesmo lado nâo sâo demais, e a Festa tem muito a ganhar com os vossos textos e análises.

    A vossa presença é necessária e uma mais valia,
    quer uns gostem, quer nâo gostem.

    Cumprimento o Carlos e o Joâo.

    ResponderEliminar
  11. Carlos Cunha, quero-te dar os meus sinceros parabens.
    Eu nao li a carta do Sr.Joao Cortesao,nao por causa dele,mas porque nao me dou ao trabalho de comprar esse jornal,nao sei o que ele escreveu,mas li a tua resposta e está fonumenal,com elegancia e respeito.
    È assim que devemos andar na festa com estes atributos.
    Depois de uma resposta desta,ainda á gente com comentários jucosus e órdinários,ainda por cima anónimos,mas nao faz mal deixa estar.

    Um abraço

    Carlos Carvalho

    ResponderEliminar
  12. As cartas abertas estâo na moda!!!

    E quando começam a beber uns copos ou a tomar chá?

    ResponderEliminar
  13. Até quando Alvarenga?

    Até quando podemos contar com o teu novo estilo de posts no teu blog?

    Finalmente resolveste começar a informar e dar noticias que todos os aficionados querem saber?

    Finalmente deixate os enredos e as "farpas" de lado?

    Esperemos que o Cunha tenha contribuido para isso, se assim foi, a lengalenga atingiu o seu objectivo...

    ResponderEliminar
  14. Está Muito Bom

    ResponderEliminar
  15. Uma resposta elegante e sem faltas de respeito nem "bocas foleiras"!Muito bem!Em relação às pessoas que se escondem no anonimato para deixar comentários que para além de completamente inúteis são também imbecis, só demonstram duas coisas: falta de educação e falta de inteligência!

    ResponderEliminar
  16. O Alvarenga faz falta á festa, essa é que é a verdade...

    ResponderEliminar
  17. MEU AMIGO CARLOS CUNHA,NAO LI A CARTA DO EX. SR JOAO CORTESAO,PK NAO COMMPREI O FARPAS MAS IREI FAZE-LO,MAS PELO QUE VEJO O SR CUNHA ,CONSEGUIU CHAMAR A ATENÇAO DE UM GRANDE AFICIONAD E CRITICO TAURINO,DAQUELES QUE NAO TEM PAPAS NA LINGUA,VOCE NAO CRITICA O JOAO PK NAO TEM ARGUMENTOS NEM CONHECIMENTOS DA TAUROMAQUIA PARA O FAZER,ALEM DO MAIS SER AFICIONADO COMO O SR DIZ QUE É E EU ACREDITO ( JA ACREDITO EM TUDO NA NOSSA FESTA )NAO E O SINONIMO DE CONHECIMENTO,E TER AMIGOS DA NOSSA FESTA , MUITO MENOS ,A FESTA SENTE-SE ADMIRA-SE ESTA NO SANGUE,E PRINCIPALMENTE,RESPEITA-SE ORA COMO QUE EU SAIBA O SR ANDA NISTO A BEM POUCO TEMPO CORRIJA-ME SE NAO FOR VERDADE ,AINDA NAO TEM O TEMPO SUFECIENTE PARA ARGUMENTAR CO O JOAO,ISTO É SE ALGUM DIA TERÁ ESSA POSSIBILIDADE,PK NA FESTA NAO BASTA SER ACTOR DOS MALUCOS DO RISO PARA SE PODER CONDENAR O QUE QUER QUE SEJA ,ESPERO QUE TENHA ENTENDIDO A MINHA MENSAGEM

    ABRAÇOS

    JOLI

    ResponderEliminar
  18. O Joli está um pouco "joli".
    Pastilha reni é do melhor para a azia.
    Cunha, muito boa a resposta. Continua neste registo, pois, como vemos todos, há muitos que se tocam, são sempre os mesmos, os que andam a viver à conta da festa.
    Vídeos é o que a rapaziada quer ver.

    ResponderEliminar
  19. ORA NEM MAIS VIDEOS ,E MAIS VIDEOS,MEU AMIGO ANONIMO, AZIA , EU TENHO ,E MUITA MAS E A ESTA GENTE QUE SE DIZ DOS TOIROS, DEFENSORES,SERIOS ,HONESTOS,CORRECTOS,MAS QUE NA PRIMEIRA HIPOTESE ,SAO CAPAZES DE O METER NO LINHÓ JUNTO COM O ALVARENGA,EU NAO DEFENDO NEM UM NEM OUTRO ,CADA MACACO NO SEU GALHO ,MAIS NADA,VOCES QUE SE DIZEM TAO DEFENSORES DA FESTA E QUE CONDENAM OS QUE PROTESTAM CONTRA A MESMA DIZEN-DO QUE SAO EXTREMISTAS E NAO SEI O KE MAIS ,AGORA ESTAO A CONDENAR UMA FORMA D FAZER JORNALISMO, QUER ELA SEJA A MAIS CORRECTA OU NAO ,NAO SENDO ISSO QUE ESTA AQUI EM CAUSA,SE QUEREM COMPRAR O FARPAS COMPREM SE NAO QUEREM O PA VAO A REPSOL VER DE BORLA, MAS NAO DIGAM ONDE FICA ESSE POSTO ,PORQUE DAQUI A NADA O PROPRIATARIO DEIXA DE RECEBER O FARPAS PARA OS BORLISTAS PODEREM LER,TAL COMO FAZEM PARA ENTRAR NAS CORRIDAS ,PERCEBEU MEU AMIGO

    ABRAÇOS

    ResponderEliminar
  20. Joli, deves ser dos que andam a reboque da festa, para não dizer que és o M..... ........
    Eu pago bilhete, sempre paguei bilhete e fico espantado com o que o Farpas diz e escreve.
    Cunha, força, mais vídeos.
    Joli deixa-te de tretas.
    Loli

    ResponderEliminar
  21. meu querido amigo anonimo,pelo que vejo as minhas humildes opinioes parece que o fazem ficar um pouco fora da razao,nao se zangue amigo esta vida sao dois dias e este ja conta,nao amigo nao ando a reboque da festa ...reboques era com o outro, mas esse parece que ja foi banido ,bom ,mas em relação a pagar bilhete acho que faaz muito bem ,so lhe fica bem ,eu tambem pago,infelizmente nao tenho os conhecimentos do seu amigo cunha,mas tenho uma coisa que ele nao tem,aficcion amigo,isso ele nao tem e isso nao se compra com amizades e conhecimentos,cresce por dentro ta no coração nao esta copos e mariscadas jantares e festas percebe meu amigo,e quanto eu ser o miguel .....ta frio muito frio.....mas va tentando kakakkakakak

    ResponderEliminar
  22. Não precebo estas pessoas, também não conheco nenhuma pessoalmente quer ligados a jornais e revistas quer a blogues, embora acompanhe com prazer e naturalmente gostar mais de uma ou outra escrita. Apenas gosto da festa mas interrogo-me, será preciso ter cartão para gostar de corridas de touros? Ser aprovado por algum catedrático para dizer que sou aficionado? Julgava eu que ser aficionado era sinonimo de gostar de assistir à beleza de uma corrida de touros. Como aliás gosto de outros espectáculos, por exemplo um jogo de futebol, e não é normal ouvir um amante do futebol insinuar que sabe mais ou menos da modalidade porque é mais velho ou mais novo ou por ir mais ou menos vezes à bola, nem ter que anunciar aos quatro ventos que é "aficionado" do futebol e em bicos de pés que defende a "festa" do futebol, melhor que qualquer outro.
    Simplesmente gostem, pq o Portugal da festa tb é feito de gente anónima.

    ResponderEliminar
  23. Joli,

    Mais uma vez, tenho de te perguntar se sabes escrever? E ler? E porque escreves em maiúsculas?

    Porque te chamas joli, meu lindo?

    Sabes como se chamava o câo da malta?

    Vieste participar no blog para acrescentar o quê?
    O que te move de facto, meu querido?

    ResponderEliminar
  24. My friend michael este blog é um abre-olhos.. eheheheheh tou-me a rir buééés! Se tivesses no Secret Story o teu segredo era que adoravas ser como o Carlos Cunha!

    Dr. Sousa Martins ( olha que eu sei tudo)

    ResponderEliminar
  25. Curioso que o Farpas já está mais manso...

    Bernardo M.

    ResponderEliminar
  26. Mais manso...

    E mais informativo, que é como devia ser.

    ResponderEliminar
  27. olá a todos ,principalmente ao meu amigo pedro silva ,que me trata com tanto carinho ( querido ) gostei,alias a minha esposa até já ta com ciumes,ké ké ké.bom mas respondendo a suas perguntas,se sei ler e escrever....hummm mal muito mal,se sei como se chmava o cao da tua malta....hummmm deixa ver a ver se advinho "JOLI" certo? é pá como sou inteligente.
    quanto ao que me move.....deixa ver , talvez responder a pessoas como tu inteligentes donas da boa moral e dos bons costumes,serios honestos,coerentes, etc,etc.etc.....,isto com todo respeito pelo significado das palavras .

    um abraço do JOLI

    ResponderEliminar
  28. Ontem, sábado dia 18 ás 18,45h (vidé Farpas Blogue) deveria ter passado uma entrevista na RTP Memória com uma entrevista ao Sr. Virgilio Palma Fialho. A mesma seria repetida esta manhã, dia 19 ás 11 h também na RTP Memória. Curioso, preparei-me para ver o programa. Adivinhem.O serviço público da RTP, falhou redondamente. Não passou o programa, enganou as pessoas e mais... na grelha da mesma estação que figura no site da internet o programa era com uma entrevista á Jornalista Aura Miguel. Esta RTP anda muito mal, não anda?...

    ResponderEliminar
  29. Grande Carlos, infelizmente não tive oportunidade de ler a carta aberta do João, mas vou pedir-lhe que ma envie, com a certeza de ter sido escrita com idoneidade que desde que conheço o João o caracteriza.
    Independentemente do que se escreve ou deixa de escrever, no Farpas, aqui ou em qualquer outro meio de informação taurina, o João é para mim uma referência de humor, isenção e de sinceridade. Acredito que, aquele que hoje vejo como um amigo dentro da Festa, em todos os textos que escreve se rege por estes três princípios de forma a divertir, informar e alertar o público.
    Fico contente que tu, também meu amigo dentro da Festa, o tenhas tratado com o devido respeito e lhe tenhas dedicado esta carta aberta séria e respeitosa. Acredito que o mesmo tenha acontecido pela parte dele.

    Um grande abraço e olha, farto-me de rir contigo.
    Tomás.

    ResponderEliminar