quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Nem só de Riso vivem os Malucos...muito menos os outros!!!

Caros amigos
como já devem ter reparado, nos últimos dias optei por estar afastado da escrita aqui no blogue, mantendo-me ligado unicamente através da colocação de vídeos e gestão de comentários.
Teve esta atitude o propósito de tentar perceber como reagiriam os visitantes do blogue, aos conteúdos dos Posts, e que atitude tomariam em relação aos comentários que varias pessoas aqui postaram acerca do mesmos.
Fico com a agradável sensação que o espaço de debate , no seio da Festa, é importante,mas acima de tudo torna-se imperioso que se aprofunde. Muita gente tem vontade de dizer o que pensa duma Festa que é sua, apesar de muitas vezes optem por efectuar ataques pessoais. Tenho feito algum esforço por manter, na medida do possível, o blogue aberto a todos os comentários, excepção feita a alguns, perfeitamente identificados, por manifesto mau gosto e utilização duma verborreia que não posso permitir neste espaço.
Existem assuntos melindrosos na nossa Festa. Existem ódios antigos, com feridas ainda demasiado abertas. Existem "umas contas para ajustar". Não pretendo que este seja o local, onde essas "refregas" terão lugar.
Reparei agradado, como obtive respostas directas por parte de alguns dos visados nos meus videos, e manifestando-se com algum sentido de humor. Houve aproveitamento por parte de alguns "comentadores",  e do seu anonimato, para se manifestarem através de ataques pessoais, e nos quais eu não me revejo. As quase 20.000 visitas a um blogue que critica uma linha editorial de um jornal de tauromaquia, é obra! E deixa-me orgulhoso. Mas como eu gostaria de não me sentir assim. Era sinónimo que a minha intervenção na Festa se manteria unicamente como "anónimo" aficionado.
As respostas (que eu não dei) aos posts colocados recentemente no Farpas Blogue pelo  Miguel Alvarenga, e que demonstram algum pânico, e até um certo "ressabianço", são dadas pelo conteúdo das mesmas. Como se pode permitir, um director de um qualquer Jornal ( por muito que se sinta acossado pelos seus leitores), dar uma resposta com o nível  jornalístico (ou falta dele), e que são apresentados nesses desvarios intelectuais?
Acaso, não é Jornalista? Como se pode permitir ter aquele tipo de comportamento? Com que objectivo?
Não o aconselho a ir por esse caminho. Mas já tem a idade suficiente para saber que caminhos trilhar.
Ética profissional, não é algo que o preocupe muito, mas no meu entender, deveria ser a primeira coisa que deveria aparecer no ecrã do seu PC cada vez que se liga, para que na hora de discernir entre o que deveria escrever e o que escreve, optasse pela melhor opção, sendo que esta, só pode ser aquela que esteja sob a alçada da Ética e  da Deontologia Jornalística. Mas o mais impressionante e inverosímil, é serem os seus leitores a dizer-lhe isto. Sinceramente, não sei como é que o Sindicato de Jornalistas lhe permite tantas veleidades,  ou até, como passa impune com tais procedimentos, pelo crivo da ERC.
O Miguel Alvarenga pai de família, quer beber um copo comigo. Mas o Miguel Alvarenga jornalista não me pode nem ver. Ou é o contrário? E podemos dissociar um do outro?
Qual deles assina comentários com saudações nazis?? E ainda por cima, acha que eu me posiciono politicante ao seu lado?? Com comportamentos destes, Miguel Alvarenga, nem politicamente, nem num banco dum bar, nem na Ópera, nem numa corrida de Toiros me quero posicionar ao seu lado. É uma questão de atitude, percebe?
Sabe perfeitamente que 20.000 visitas em pouco mais de 2 meses, num blogue que visa o seu Jornal, só o deve fazer parar,mandar e templar, ou seja parar, reflectir e agir em conformidade.
Durante muito tempo, o Miguel viveu na impunidade absoluta, por tudo o que escrevia, fosse verdade, mentira ou assim-assim. Quantas pessoas foram visadas no seu Jornal, com mentiras, calúnias e maledicência, restando-lhes apenas, um mero direito de resposta, ou então o recurso para tribunais. Ora como sabe muito bem, nem uma nem outra opção estão na vontade de muitas dessas pessoas.
Mas hoje em dia, e este blogue é o maior exemplo disso, o Miguel é confrontado com uma resposta idêntica ( na forma , mas não no conteúdo). E isso está a chateá-lo realmente, por muito que venha dizer que não.
Mas ao invés, de se defender atacando e disparando em todas as direcções, questione-se porque razão tanta gente se refere a si como inimigo da Festa.
O desplante com que me convida para lhe escrever uma crónica, só demonstra a falta de dignidade com que encara a publicação do seu Jornal, e um total desrespeito pelos seus colaboradores, sabendo o senhor que não sou jornalista, nem cronista, nem parvo. É claro que vai desmentir e dizer que era a brincar, tal como os "10 do Linhó". Mas eu tenho a certeza que se eu lhe enviasse a cronica, o senhor a publicaria, não para informar o seu público, mas unicamente para cantar vitória:"Eu até já o coloquei a escrever no Farpas". E esta seria a prova cabal de que não se preocupa com os seus leitores mas unicamente consigo, e com o seu ego.
Agora deixe-me dizer-lhe caro Miguel: Eu vou continuar, porque você não muda, e continuará a dar-me motivos para que o Blogue alengalengadoalvarenga vá existindo.
Aos leitores do blogue: Muito Obrigado!
Mas por favor, tentem manter um nível que nos diferencie do alvo deste blogue, e que é, a exacta falta de nível apresentado pelo Jornal Farpas e pelo FarpasBlogue.
Abraços
P.S. continuem com a divulgação da Petição "Em Defesa da Festa Brava". Precisamos de atingir as 100.000 assinaturas...obrigado.

49 comentários:

  1. Segue em frente com esse tom essa lisura e com a critica humoristica que tão bem fazes

    Abraço

    Luis

    ResponderEliminar
  2. MAs não te esqueças que muitos dos que hoje aqui escrevem são os mesmos que no passado batiam nas costas do Alvarenga e lhe diziam que era o "maior". À Festa faz falta cultura, educação e caracter. E muitos destes "meninos" não ~têm nenhuma dessas qualidades... Não deixes que o blogue se vá abaixo por comentários menos próprios. Que se discuta, que de questionem os tais fantasmas que muitos têm , que se tirem duvidas sobre algumas questões fundamentais da Festa. Mas com elevação e lisura.

    Luis

    ResponderEliminar
  3. Assinem-se e divulguem-se as Petições!!!!
    Em defesa da Festa brava: http://www.peticaopublica.com/PeticaoAssinar.aspx?pi=P2010N2951

    Por uma praça de toiros na "Linha" : http://peticaopublica.com/PeticaoAssinar.aspx?pi=P2010N4169


    Aproveito para deixar aqui uma recomendação ao Sr. Alavarenga, que não conheço pessoalmente, mas este é o unico sitio onde me posso dirigir a ele:

    Porque não aproveitar a tiragem do seu jornal e o elevado numero de pessoas a que chega para difundir e explicar a necessidade URGENTE da renovação do Regulamento Tauromáquico em vigor? Muita gente ainda dorme acerca desse assunto...E depois assobia-se os directores de corrida, que apenas o fazem cumprir.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Carlos,
    Pela primeira vez, venho aqui comentar um teu post, sem querer de forma alguma tecer grandes e pesados comentários à tua EXTRAORDIÁRIA escrita.
    Independentemente da minha opinião em relação ao que escreves, sob quem escreve e caso houvesse alguma dúvida, basta colocar os 2 blogues lado-a-lado e constatar as diferenças...para quem é jornalista de carteira prof., utilizar com tanta leviandade os simbolos nazis, o nacional socialismo e a figura de Adolfo Hitler com a frequência que o Director do "Farpas" utiliza, só demonstra o quanto... estranho é...gostos destes, deveriam ser omitidos, mas enfim!
    De qualquer forma, os meus parabens pela coragem que tens vindo a demonstrar, a clariveidencia dos textos, o humor refinado e por último, a educação com que tens ensinado áqueles que, utilizam o direito de opinião com a mesma displicencia que falam da "Mein Kampf".
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Caro Carlos Cunha,
    Dois conjuntos de duas palavras para resumir este seu texto:
    Excelente conteúdo, Com Educação.
    Pena é que vá ser mesmo chover no molhado, pois o homem não vai perceber metade e há uns poucos a contribuírem para isso e ele, nem aos seus respeita, como diz e bem, só que esses, coitadinhos, devem muito à inteligência.
    Continue com os seus post's e vídeos pois são de excelente criatividade.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. é agora pessoal chegou o momento quem souber alguma coisa ou alguma historia sobre o senhor miguel alvarenga escreva com educação ( senão o sr.cunha não publica) vamos embora vou vai ou racha. a nossa vida não fica mais pobre se o cabeçudo não andar cá . a malta continua se a divertir . vamos embora o comboio tá em andamento já nada o faz parar. cunha seja louvado que nos deu a oportuniadade de acabar com esse senhor e o tinto e o branco esteja no meio de vós. amen

    PESSOAL È AGORA OU SOMOS RATINHOS?

    PESSOAL VOU PA MALBELHA UNS DIAS . NÓS OS RICOS SOMOS ASSIM MAS AQUI PAGO EU TUDO NÃO ANDO A PEDIR CONTAS A MEIO COMO OS PUTOS.

    VAMOS EMBORA .PRA FRENTE É QUE É LISBOA

    E COM JEITINHO MARCAMOS UM PETISCO E VAMOS ATE QUEM TEM OFENDIDO AS PESSOAS QUE AQUI ESCREVEM E O AUTOR DESTE BLOGUE. MAIS UMA VEZ CUNHA SEJA LOUVADO.

    ASS:ZÉ MANEL( E ATENÇÃO JURO PA MINHA FAMILIA QUE NUNCA NA VIDA PRIVEI COM O sr CUNHA APENAS TOU FARTO DE PORCARIA NA NOSSA FESTA A GENTE MERECE MELHOR. AMANHA CA VOU EU A REPSOL VER O FARPAS PORQUE COMPRAR TA QUIETO JA QUE AQUILO ESGOTA SEMPRE ELE NÃO PRECISA QUE NINGUEM COMPRE. SÓ NÃO SEI PORQUE AQUI NA MINHA TERRA NUNCA ESGOTA E VEM EM MEDIA 16 JORNAIS PA TRÊS PONTOS DE VENDA DIFERENTES E VÃO SEMPRE 16 PARA TRÁS JÁ ME INFORMEI . MAS O FARPAS ESGOTA SEMPRE SO SE FOR NA GUINÉ CONAQUI.


    ASS:ZÉ MANEL

    ResponderEliminar
  7. É verdade...amanhã é dia estação de serviço para vermos o "Farpas". Aqui na minha terra, também já ninguém compra. Ora se ele diz que esgota, ou é porque a tiragem foi reduzida, ou então, alguém compra 10 exemplares duma vez.

    ResponderEliminar
  8. Será que os seus amigos da ANGF são melhores que o Alvarenga? Não me parece! São todos uns chulos dos touros. Quem como os srs da ANGF declaram que por exemplo o grupo do Pinhal Novo não tem razão de existir pois perto já existem os grupos da Alcochete ,Moita e Montijo, mostra o nível de argumentos dessa gente que se instalou no meio e quer ilegitimamente dominar.Seria o mesmo que dizer que a SIC onde julgo que honradamente trabalha não poderia existir por haver a RTP.Seria bom que além de lutar e pôr a nu as imbecilidades do Alvarenga, também lutasse pela credibilidade da festa brava mas, tendo em conta a lista por si apresentada hà dias não é de ter grandes esperanças .

    ResponderEliminar
  9. Caro Senhor Cunha
    Para começar quero dizer que não conheço o Sr.Alvarenga, mas, pelo que leio dele è Homem, para pegar os toiros até de costas, portanto, não é preciso estar aqui a fazer a defesa dele.
    Quero dizer-lhe que sou um assiduo leitor do FARPAS, do FARPAS BLOGUE e do programa 3 TERCIOS e sempre li e ouvi estes senhores e já lá vão muitos anos, defenderem a festa brava.
    Por acaso, em relação a voxelencia só há meia duzia de dias dei por si a fazê-lo ou, não.
    Quem não percebe não se devia meter onde não é chamado, nunca vi o sr. Alvarenga ou os seus colaboradores criticarem oa Malucos com ou sem riso.
    Permita que lhe pergunte:
    Já que a maioria dos seus seguidores e pelo que se lê nos posts são assim um pouquinho(grande) a dar para o bronco(desculpe a verborreia), quero dizer têm o intestino grosso ligado ao cerebro, Será que lhe dão alguma coisa em Troca, para o Sr.fazer este blogue?
    Sabe, eu já vejo espectaculos tauromaquicos à volta de 40 anos e nunca dei por si em lado nenhum a defender a Festa Brava e repare eu não vou para a trincheira, sempre paguei o meu bilhete.
    Deixe tratar da Festa quem sabe, não se meta onde não é chamado.
    Pior que ser-se cego é não querer ver.
    Saudações.

    ResponderEliminar
  10. Zé Manel, então vamos a histórias ou então, a perguntas:
    Primeira - Em casa de quem é que o Alvarenga passou férias este verão. Foi em Armação de Pera, todos sabemos, mas em casa de quem?
    Segunda - Será que o Alvarenga anda a pedir €€s adiantados da publicidade de corridas no seu jornal?
    Terceira - Será que o Alvarenga recebe alguns €€s para dizer bem deste e daquele que ajudam, também, as despesas do verão no Algarve?
    Reis Ricardo

    ResponderEliminar
  11. Não é disto que a festa brava precisa, se calhar nenhum de vocês incluindo o sr.Alvarenga, comeu sopa de corno como eu já comi muita, agora não porque estou retirado, tenham respeito por quem pisa as arenas e não adem aqui a autopromoverem se uns aos outros, meus amigos deixem de andar aqui todos a dizer babosices.
    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  12. Muito bem!

    Apesar do Alvarenga ter escrito que agora falas a sério, e perdeste a gracinha, na verdade nâo só de humor vive o blogue.

    Manuel Santos

    ResponderEliminar
  13. Bom dia Carlos,

    Hoje venho aqui fazer um comentário um pouco maior, porque o texto em questão o merece.
    Este blog desde que apareceu (e eu acompanho-o desde o início) tem tido uma linha editorial de grande nível e bom humor, houve alguns comentários menos felizes e menos próprios, mas acredito que de alguma forma espelhassem o sentimento de quem os escreveu, no entanto, acho muito bem que seja efectuada uma triagem pelo autor do blog, para evitar o desvirtuar da génese.
    Feita esta introdução, quero aqui dizer que me revejo em 90% do que o Carlos aqui diz neste seu magnífico texto, que de uma forma muito objectiva e clara, define o objecto deste blog, transmite os seus pensamentos e ideais, caracterizando ainda de forma muito perspicaz, o M.A. fazendo uma análise muito próxima da realidade.
    Podia não escrever aqui nada, podia ser puro observador, mas quando me revejo em algumas das afirmações, é meu dever como deveria ser de todos, vir aqui a público (porque este é o espaço) dar a cara e ser coerente comigo próprio. Aliás, muito do que aqui foi dito (à maniera do Carlos Cunha) já eu disse ao M.A. em tempos, fica agora redito.

    Um grande abraço Carlos e que continues sempre que te apetecer, a escrever tão bem e a dares-nos a oportunidade de deleitar com mais uns vídeos de tão bom humor como tens feito.

    PPC

    ResponderEliminar
  14. Confesso que sou mais um dos que não gosta muito da linha editorial do farpas. Não sabia era que havia mais como eu.

    Passo a explicar que sou de Coimbra, uma cidade com actividade taurina nula e por isso, tenho ao londo dos meus 33

    anos de vida, fomentado a minha paixão pelos toiros muito à custa das publicações ibéricas, nela se inclui o farpas.

    Apesar de o conteúdo noticioso do jornal ser de baixa qualidade, podia ali anotar, tal como noutras publicações, a

    minha agenda de corridas que pretendia ir ver. Havia que fazer uma selecção pois deslocar-me de Coimbra para ver

    corridas sai bastante dispendioso.

    Hoje com o aumento de blogs e sites de internet essa pesquisa está-me facilitada e o jornal farpas perdeu o único

    lugar que por mim lhe era reservado. Apesar disso, costumo diáriamente ir ver o farpas blog, porque não?

    Concluo dizendo que acho que o tipo de jornalismo feito pelo farpas, apesar de manifestamente mau e gratuito, tem

    direito ao seu espaço. Tal como têm a revista Maria, Nova Gente, etc. Não acho mal nenhum que existam, antes bem

    pelo contrário.

    As críticas, que lhe são feitas neste blog, são a meu ver todas elas de acordo com o que me identifico. O director

    do jornal tem de as respeitar e tentar perceber que pode conquistar novos leitores e possíveis futuros novos

    compradores do jornal, se as souber abraçar.

    A resposta directa às críticas com um tom do "eu é que sei", sinceramente...

    Finalmente, quero enviar um grande abraço ao autor do blog. Conhecia-o pela televisão. Confesso que não o conheço

    bem, apenas o espreitei pelo canto do olho uma mão cheia de vezes. Se calhar mais vezes do que as que referi, não

    sei ao certo quantas foram mas também isso pouco importa. Importa sim que estou muito agradávelmente surpreendido com a escrita que aqui encontro, com o tom e com o conteúdo. Ganhou aqui neste espaço, além da minha diária visita, o meu respeito.

    Quanto ao farpas,
    Quem gosta que compre. Eu cá, não compro!

    Saudações Taurinas

    Filipe Duarte Pedro

    ResponderEliminar
  15. Mais uma vez estás a provar que também toureias em terrenos apertados, Olé

    ResponderEliminar
  16. Por acaso, alguém já confirmou se efectivamente o Miguel Alvaregna possui Carteira de Jornalista?

    ResponderEliminar
  17. O Alvarenga pode ter imensos defeitos,pode ser arrogante e ate viver a conta da tauromaquia. Mas se o faz,faz com algum trabalho e com provas dadas ja a largos anos,por muito que se goste ou nao. Mas parece me que haverà muita mais gente a querer protagonismo, senhas de trincheira e convites pra jantares dos grupos de forcados a seguir as corridas?!?! Que fizeram esses senhores na festa? onde andavam eles ha uns anitos atras? So agora é que descobriram que gostavam da festa?? Porque se intitulam os verdadeiros defensores da festa,onde so fazem é vender t-shirts,fazer festas nas discotecas etc etc?? ANGF,Cunha e companhia limitada é tudo farinha do mesmo saco NAO SERVEM A FESTA,SERVEM-SE DA FESTA Miguel Monteiro Cabral

    ResponderEliminar
  18. Ena, ena. Tinham-me falado do blogue que diz mal do Alvarenga mas nao sabia que era assim. Até o chefe da associação de empresários aqui vem escrever. Gente ilustre e letrada que afinal batem nos costados do Alvarenga e pelam-se por aparecer no Farpas e depois vêm aqui dizer mal dele. No caso do PPC não foi ele que foi ter com o Alvarenga a dizer que ia substituir o Rui Bento no final da temporada passada??? O Alvarenga não é perfeito mas nesta Festa que temos apontem-me o perfeito??!!! Qual é? Lógico que é um jornal sensacionalista, que muitas vezes erra , mas também acerta, que invade a privacidade de muita gente mas que mal ou bem está nas bancas todas as semanas e que dá estampa à Festa que temos. Pode e deve ser melhorado. Pode e deve continuar. Poderia e deveria mudar a sua linha editorial. Será que depois vende ou continuamos a lê-lo na Repsol? Afinal não lemos todos o Olé na Rpsol? Afinal só compramos os Jornais se lá vier uma Pega nossa?
    Pensem nisto

    ResponderEliminar
  19. tanta zanga inutil...hó carlos queres saber de chulos da festa porque não começas a fazer uns vidios sobre a ANGF.perguntas sobre on o qual aguardamos respostas?POR EXEMPLO:ONDE PARA O DINHEIRO QUE OS GRUPOS TÊM DESCONTADO DE CADA ACTUAÇÃO PARA A ANGF?ONDE PARAM OS 250 EUROS QUE CADA GRUPO MPAGOU PARA ENTRAR PARA A ANGF?QUAL A CONTA BANCARIA DA ANGF?OS CHEQUES AINDA SÃO PQASSADOS EM NOME PESSOAL DO SR PALHA?PARA QUANDO HÁ ELEIÇÕES NA ANGF?SO O GRUPO DE SÃO MANÇOS E CORUCHE É QUE LEVARAM POR TABELA POR COMER BIFANAS EM VENDAS NOVAS? E OS OUTOS QUE CONTINUAM A PAGAR PARA PEGAR E EMPRESARIOS A PEDIR PATROCINIOS AOS FORCADOS?CUNHA INVESTIGA ISTO PORQUE ESTES SENHORES SIM ESTÃO A DAR CABO DA FESTA E A ACABAR COM O AMADORISMO E QUEREM A FORÇA CONTROLAR A FESTA PARA SEREM SEMPRE OS MESMOS...

    ResponderEliminar
  20. Permitam-me que faça um exercício simples de reflexão convosco:

    No Farpas Blogue, Alvarenga escreve que o que move o Sr. Cunha é sede de Protagonismo, incitando-o até a candidatar-se a Presidente da República.

    O Sr. Carlos Cunha sem este blog seria certamente um valoroso actor reconhecido por isso pela esmagadora maioria dos Portugueses.

    Quem seria e do que viveria Miguel Alvarenga sem o Farpas???

    Saudações

    ResponderEliminar
  21. As contas da associação dizem respeito a mais alguem do só aos forcados????? se a resposta for não então quero saber todos os movimentos bancarios despesas ganhos de toda a gente que escreve neste blog. mas tudo dinheiro gasto na farmacia em gins, jantares e casas de meninas se é para saber de vida alheia então vamos embora . e atenção tudo com iva .
    depois se bem me lembra o grupo de coruche e s.manços foram impedidos de pegar durante 3 meses e assim foi . 1 informe se depois fale. depois o sr cabeçudo só da tiros nos pés entao vem dizer que as pessoas que compram o jornal são palermas porque se iam conprar o que ia escrever com o sr cunha e ia ganhar a conta disso. o sentimento deve ser o mesmo nesta altura quem compra o farpas e o paga é palerma . digo eu.
    a uns meses o sr alvarenga ao tempo andava em guerra com a associação dos forcados e dizia em resposta a uma carta aberta. eu não sou estupido não me ando a por a frente de touros de 600kg e deu como exemplo quando atravessa a estrada tambem não se mete a frente de um autocarro.então não só esta a chamar estupido a uma instituição que se chama forcado amador como tambem chamou estupidos a todos os antigos e valentes forcados com que priva e mesmo a sua bela selecção de velhas glorias ( só na cabeça deles) vejam a selecção. forcados do montijo moita azambuja e afins não vi ninguem dos grupos com historia santarem vila franca coruche evora e afins . já perguntei uma vez não me responderam vou voltar a perguntar. que seguro foi acionado para cobrir as despesas do forcado rui godinho (peitaça) é só uma pergunta quem souber que responda.

    ASS:ZÉ MANEL

    ResponderEliminar
  22. Ninguém pára o Cunha, ninguém pára o Cunha, olé oh! olé olé olé, ninguém pára o Cunha olé oh!

    Só eu sei como vai terminar o Farpas...

    ResponderEliminar
  23. Pelo que se diz à boca grande, não havia seguro. Pelo menos ao rui godinho (peitaça), quem lhe pagou a operação foram todos os que trabalham e descontam, foi a segurança social, isto dito por uma pessoa que conhece a história. A verdade é que o peitaça ficou sem um dedo e isso deve dar lugar a uma incapacidade ou invalidez. Será que recebeu algum?

    ResponderEliminar
  24. Boa noite!

    Porque é que hoje a ANGF é o alvo de alguns cronistas anónimos?

    Há aqui uns anónimos que deixam um perfume atrás..

    Uma pergunta só para quem sabe, quem manda na ANGF? Será o seu Presidente, ou a sua Direcçâo da qual também fazem parte José Luis Gomes, Tiago Prestes, Pedro Graciosa e Francisco Calado?

    Acaso algum já pediu a demissâo?

    Porque é que nâo questionam a Direcçâo e o fazem em relaçâo ao seu Presidente?

    Nâo sabem que as deliberaçôes sâo da exclusiva
    responsabilidade dos Cabos em funçôes?

    E em democracia manda a maioria!

    Já perguntaram aos Cabos em funçôes o que pensam da sua Direcçâo, e do seu Presidente?

    Porque é que um engraçadinho fala do Diogo Palha se ele nâo pertence, e esse engraçadinho bem sabe, aos orgâos sociais?

    Porque é que a ANGF serve de arma de arremesso?

    Porque é que "alguns" e "algumas" anónimos atacam a ANGF e nos seus jornais e revistas quando se trata de descrever uma actuaçâo de um Grupo utilizam 2 linhas?

    Já dos Cavaleiros é o que se sabe, e digo eu, escrevem bem, mas nâo sabem dizer mais nada sobre a actuaçâo dos Grupos de Forcados?
    Quem foi o primeiro ajuda, o rabejador, como foi a pega, enfim descrever uma pega, é pedir muito?

    Nâo seria esta uma forma de defenderem o Forcado Amador como tanto apregoam?

    Porque é que se esqueceram de que o Grupo de Forcados de Amadores de Santarém comemorava 95 anos, e como Grupo mais antigo nem uma entrevista com o seu Cabo, ou os Cabos mais antigos fizeram?

    Nâo tiveram tempo? Nâo interessava? Nâo seria essa uma forma de defenderem o Forcado Amador?

    E em relaçâo a Grupos mais recentes que comemoravam este ano 10 anos por exemplo, nâo consideraram importante entrevistar os seus Cabos, falo entre outros de Monforte e Académicos de Elvas.

    Bem sabemos porque atacam a ANGF...

    Venha Vinho!

    Pedro Silva

    ResponderEliminar
  25. Caro Carlos Cunha,

    Parece que o seu excelente artigo acima inserido
    veio alertar o Miguel Alvarenga.

    De facto, hoje no seu FB colocou noticias interessantes, como por exemplo, a da adjudicaçâo do Coliseu Figueirense.

    Para isso, é que o jornalismo taurino faz sentido.

    Pode ser que o ditado "água mole em pedra dura..." se aplique.

    Duvido, mas vamos aguardar.

    ResponderEliminar
  26. epa nem quero acreditar então numa corrida farpas isso aconteceu????então mas antes não tem que haver um seguro de responsabilidade civil??? então o igac não pede seguros antes das corridas?? epa houve ilegalidades na corrida farpas . não pode ser . então o sr alvarenga anda sempre com tanto cuidado e aconteceu isso??? ai ai só pa verem como é o menino miguel . comprem o jornal que ele vai comendo lagosta que outros vão sofrendo as consequencias po resto da vida como o rui peitaça .isto é so uma amostra de quem é o cabeçudo


    ASS:ZÈ MANEL

    ResponderEliminar
  27. Muito bem AMIGO Carlos continua a deliciar nos com esta escrita fantástica, grande

    Ass Gonçalo Saúde

    ResponderEliminar
  28. E porque é que o sr pedro Silva não se refere ao grupo de Cuba corrido da associação por se estar a firmar e a fazer sombra aos donos da Festa? E ao democrático argumento da exclusão por na Zona haver outros grupos mais antigos?E ás trocas dos empresários ex forcados? Realmente entre Os Pegados, Pessoas,Potier e quejandos e o Alvarenga ,venha o diabo e escolha!

    ResponderEliminar
  29. CARO "Zé Manel" se me permite quero lhe fazer um reparo e de qualquer forma ilucidar lhe de algo que plos vistos voce nao sabe,e demonstra a ignorancia que os "NOVOS DEFENSORES" da festa tanto apregoam. Num post acima escrito por si o senhor fala da corrida do farpas e diz entre muitas outras coisas o seguinte;"...mesmo a sua bela selecção de velhas glorias ( só na cabeça deles) vejam a selecção. forcados do montijo moita azambuja e afins não vi ninguem dos grupos com historia santarem vila franca coruche evora..." Queira o meu caro saber que o grupo do Montijo,Moita,aposento do barrete verde e outros mais que tem feito parte dessas seleçoes sao por mérito proprio grupos com historia,e nao é so historia na cabeça dele,é na de toda a aficion com conhecimento.porque pra se ser aficionado nao basta so comprar uma t-shirt a dizer"sou aficionado e blá,blá,blá",é preciso saber do que se fala?! È verdade que sao grupos que atravessam por momentos que nada tÊm a ver com o verdadeiro historial dos proprios e talvez ja nao venham a ter,mas isso é outra conversa.Talvez voce tambem nao saiba mas por exemplo e somente por exemplo sem nenhuma segunda intenção,quando enumera o grupo de coruche como um grupo historico,so demonstra que o seu conhecimento por tauromaquia é mt pouco,nao direi de conhecimento mas com toda a certeza de idade. o grupo de coruche contrariamente aos outros grupos dito por si "sem historia" nos ultimos 15,18 anos é que tem vindo a crescer,coisa que os outros tem ido no sentido contrario.portanto queria eu lhe dizer e ilucidar que apesar do Alvarenga ser o que é temos aqui neste blogue muitos ignorantes que perdem toda a razaõ somente plo simples facto de dizer mal gratuitamente sem conhecimentos de causas e factos,e reparo tambem num apoio,que diria mesmo,fanático pla ANGF onde ela propria tem sido mãe pra uns grupos e madrasta pra outros e tambem lhe posso dar lhe alguns exemplos; Corrida farpas de 2009 selecçao de forcados de miguel Alvarenga grupos associados,plo menos dois Pinhal novo e apos. Barrete verde de alcochete...Só o grupo do pinhal novo "coitado" é que foi castigado e repreendido o outro impune,talvez porque seja um dito "historico",grupos a terem que vender os bilhetes da propria corrida pra verem algum dinheiro de retorno,tratados de honra a dizerem que so pegam com 2 grupos,houve varios que ao verem as corridas a faltar mandaram a honra as urtigas,mas se um grupo dito pequeno sem a sustentabilidade dos ditos grandes pega uma corrida la no cú de judas a troco do jantar vai logo irradiado!! È esta a verdade da festa?? Pensem e reflitam bem porque nao é o Alvarenga que empodrece a festa ao escrever num jornal,ha tantos e piores dentro da propria festa,oportunistas apregoando serem os salvadores da festa,so se aproveitam em proveito proprio.............. Ass: João Filipe Sarmento

    ResponderEliminar
  30. Pega quem pode e quem sabe. Há realmente Grupos de verdadeiros Forcados que podem assumir quaisquer compromissos de pegar todos os tipos de toiros e há aqueles que agarram toiros. A pouco e pouco podem melhorar , se quiserem e um dia subirem de escalão- Mas nao podem é querer começar a casa pelo telhado. Devem subir a pulso, aprenderem e provarem na arena que já podem ombrear com outros Grupos. A ANGF em boa hora serviu para unir os Forcados e para que as empresas os passassem a respeitar e a honrar os comprimissos. Embora na minha opinião os empresarios sérios sempre tenham cumprido ainda antes de existir a Associação. Lembro-me que , por exemplo, o Grupo de Vila Franca ganhava mais numa determinada Praça do que eventualmente ganha hoje com a Associação e com as novas tabelas.Por isso a ANGF não serve para proteger os grandes contra os ditos pequenos. MAs alguém quer comparar dez ou doze Grupos de top com os outros? Saber das contas da ANGF diz respeito aos Grupos e só a eles. Se esta a ser bem ou mal gerida compete aos Cabos e ate hoje ninguem pediu a demissão de ninguem. Na minha opinião só acho é que as expulsões ou não admissão de certos Grupos deveriam ser justificadas publicamente. Todos deveriamos ter o direito de saber porque motivo aceitam este e não aquele Grupo. Isso sim deveria ser publico.Concordo que as cronicas ou criticas deveriam trazer mais sobre as Pegas e sobre a forma que foram executadas nem que fosse uma pergunta a cada um dos cabos sobre a forma como decorreram as Pegas de cada Grupo a que pertencem.
    Cumprimentos
    Luis

    ResponderEliminar
  31. Manel,

    Sabes ler? Escrever já vi que nâo.

    É afirmar, e nâo a firmar.

    Nâo escrevas e nâo fales do que nâo sabes.

    Vai-te deitar.

    Pedro Silva

    ResponderEliminar
  32. Caro Carlos

    A lide já começou... e com uma sorte de gaiola á séria...
    ...recebeste em tábuas um manso encastado que se defendia rematando violentamente no capote (FB) mas agora começa a meter melhor a cara e já permite algumas verónicas a gosto...

    Mas cuidado, é necessário levá~lo bem "empapado" no capote, embora já começe a levar as mão por diante, o que denota alguma falta de força, pode dar alguma "oleada de manso".
    O 1º tempo do toureio já conseguiste, parar!!
    ... agora aí o tens, fechado em tábuas a defender-se "de mala manera" . Necessita de uma lide correcta e poderosa, provavelmente vais ter de picá-lo em terrenos de dentro e um puyazo não chegará para lhe retirares um pouco da investida tempestuosa com que acomete.

    Mas nessa altura esperemos que já tenhas atingido o 2º tempo da arte de Cuchares - Mandar!

    Seguir-se-á uma faena em terrenos de compromisso, porque duvido que o consigas levar para os médios (normalmente não se sentem confortáveis em terrenos abertos ou limpos), mas aí deves "bajar la mano" e tourear com a "pança" da muleta tentando levá-lo toureado até ao fim do muletazo. Cuidado que é muito "miron" e por vezes "aprieta para los adentros"...

    ... e quando chegar a sorte suprema com ele no 3º estado - parado...

    ...nessa altura ...um volapié "asta la bola"

    Nessa altura poderemos finalmente ficar tranquilos...
    ... e pensar que um dia regessará um critico taurino como o que escreveu em tempos :
    " Se o autor do trabalho que tendes ante os olhos, leitor amigo não conseguiu realizar a sua ideia, o seu honrado propósito, com citações completas, análises precisas, noticias mais pormenorizadas, inclusivé a nota de todos os nomes que aqui deviam figurar, não foi por falta de vontade e esforço extremo empregados em tão demorado labor, que foi sempre orientado pelo objectivo de bem servir." in Lisboa das Toiradas de Pepe Luis

    Acho que o Pepe Luis diz tudo, já na decada de 40 ... "citações completas" ... "honrado propósito" ... "análises precisas, noticias mais pormenorizadas"

    Necessitamos de mais lides destas para que a nossa festa cresça em verdade, em casta e naturalmente em bravura.

    Miguel Caninhas

    ResponderEliminar
  33. Boa noite a todos, (até ao própro Miguel Alvarenga).

    Primeiramente felicito o autor deste blogue, Carlos Cunha, pois, realmente todas as publicações mantém um nível e verdade que o "Farpas" nunca alcançou, e dúvido que um dia o fará.

    É de referir o quão repugnante é a linha do jornal "Farpas", o difícil na vida e em todas as áreas profissionais é "vingar" com qualidade e honestidade, o que não se verifica em cada edicão do jornal. São utilizadas calúnias e temas da vida privada dos nossos intervenientes/figuras da festa, com o intuíto de alcançar o "falso sucesso", demonstrando a falta de escrúpulos. Não critico quem tem maneiras diferentes de atingir o sucesso, desde que não se passe por cima de ninguém, muito menos com veleidades, falsidades, difamações, especulações, criação de mexericos, bisbilhotices, intrigas, injúrias, censuras, ultrajas, afrontas ( sei que alguma destas palavras são sinónimos, porém, tenciono intensificar a verdadeira e úncia possível caracterização do "Farpas").

    Para além de todas estas notícias (se é que se pode denominar por "notícia"), quando o Miguel Alvarenha publica algo relacionado com o espectáculo tauromáquico artisticamente, induz-nos sempre em erro. Isto, porque fá-lo com influências monetárias, não constatando assim a verdade, revelando falsos triunfadores.

    Deste modo, aconselho a compra/leitura aos exemplares das revistas espanholas "6touros6" e "Aplausos", em que é apresentado o verdadeiro valor da aficion. Aqui o leitor pode enriquecer a nível tauromáquico, em que não é visado nenhum tipo de abuso na vida privada de cada toureiro, ou qualquer outro tipo de figura taurina.

    Assinado: Luis Esparteiro

    ResponderEliminar
  34. Pedro Silva! Sabes consultar um dicionárip? Vê lá se aprendes ! Firmar: Tornar firme; Estável; Consolidar . Vê lá se acordas !

    ResponderEliminar
  35. pois é e não conheçendo muita gente do grupo de coruche hoje e desde a 17 18 anos para ca´é um grupo de primeira linha ao nivel do grupo de montemor ou santarem vila franca e mais dois ou três dou lhe como exemplo a ultima corrida da feira da moita não tenho duvidas que 50% dos grupos acabava naquela corrida e ao contrario disso tiveram em praça 2 grupos enormes gigantes depois dos dois primeiros touros a verdade e os homens vieram ao de cima e deixaram de parte o corpo e meteram só o coração naquela corrida . deu só este exemplo não chorei por vergonha mas o grupo de vila franca e de coruche foram gigantes nessa noite . dou lhe só um exemplo . a agora diga me lá porque são velhas glorias ah alguma instituição que diga isso? quem o condecorou como glorias ? só uma pergunta. e atenção longe de mim faltar o respeito a qualquer grupo só por existirem merecem tudo nesta vida só por actuarem po jantar porque pouco mais dá merecem todo o respeito apenas fico triste quando é uma selecção de velhas glorias onde estam os nomes sonantes de ontem ? acha que se a corrida fosse em santarem e não se fardasem esses nomes sonantes e sim verdadeiras glorias de outro hora alguem ia? faça só este exercicio. querer trocar forcados por recortadores acha que é digno de alguem? acha que isso é respeito pela instituiçao forcado amador? acha que isto é digno de alguem que ganha a vida com a festa de touros em portugal? e eu ate gosto de recortadores eu proprio não fazia 99% do que fazem . cambios só com os olhos e normalmente sou agarrado. por isso meditem e pensem aqui não esta em causa os grupos. sim os titulos . e a procura de querer ganhar mais algum a conta de outros .


    ASS:ZÈ MANEL

    ResponderEliminar
  36. MORAL DESTA LENGA LENGA TODA; quem nao conhecia o Carlos Cunha ficou a conhecer! Quem nao gostava do Alvarenga e do Farpas continua a nao gostar(mas nao acredito que nao dêm uma espreitadela ao blogui.Pois ninguem sabe se la foi ou nao). E andam aqui neste lavar de roupa suja, e continua tudo no "MAIS DO MESMO";) Gabo a vossa pachorra.... Jose Paulo

    ResponderEliminar
  37. Concordo com o Victor Esparteiro mas tambem aconselho aos nossos aficionados a comprar/leitura aos exemplares portugueses "Burladero" "Contra Barreira" "Ruedo Iberico" "ole".Aqui o leitor enriquece concerteza o nivel tauromaquico.

    ResponderEliminar
  38. Miguel caninhas que moral tem voce para falar em valores da festa em necessidade disto ou daquilo em prol da festa. Se no seu cargo de direção onde faz parte, nada faz(nada fazem) para LEVANTAR toda a historia e respeito de um simblo da tauromaquia(que ja o foi durante muito tempo)de uma casa e de um grupo,que é a instituiçao Aposento do barrete verde de alcochete e seu grupo de forcados????? Como vê é muito mais facil ser aficionado da nova gereção,dizem umas coisas bonitas e corretas mas é somente isso! Nao leve a mal o que lhe disse meu caro Miguel ,um Abraço
    Oliveira

    ResponderEliminar
  39. o dito fulano jornalista recebe algum dinheirito

    pra publicar la a noticia de alguem È VIGARISTA

    o empresario e o grupo da associaçao fazem uma

    jogada pra no fim dar tudo certo com as contas

    que entram na associação e nao recebem o que

    esta no contrato SÂO OS DEFENSORES DA TAROMAQUIA

    lindo tribunal de critérios este

    ResponderEliminar
  40. O farpas e um jornal mentiroso e tendencioso mas so poderia ser. Dizer que Joao Moura Caetano e um dos triunfadores, e sempre que toureia triunfa, so mesmo na cabeça deles(farpas) na cabeça e no bolso pois o avo e o pai sao muito generosos pra quem diz bem do neto e filho. tao generosos que pagam ferias a esse senhor(MA). Mas esse chulo ate prejudica o rapaz pois ja niguem acredita nele porque mesmo quando ele anda de cabeça nas corridas televisionadas o FB vem dizer que foi o triunfador e o melhor ferro foi dele. por isso eu,( e tenho a certeza muitos aficionados) nao vao acreditar nos triunfos que nunca existem e so os do farpas conseguem ver.(farpas e algumas publicaçoes vendidas) Recordo a cronica do Sr. joao Queiroz na alternativa do J M Caetano onde falou a verdade e so a verdade do que se passou e vem depois o pai dele dar um raspanete ao sr, Joao Queiroz.

    ResponderEliminar
  41. O Esparteiro só lê crónicas e criticas de Espanha... aS REVISTA PORTUGUESAS NAO SERVEM?
    Não as lê? Há artigos de fundo interessantissimos nas Revistas Aplausos e 6 toros 6 sem duvida mas sabe quanto cobram os criticos espanhois por uma boa critica????
    Por tapar um desaire ou realçar um triunfo? Custa o que não ganha por mês o nosso primeiro ministro... Espanha é outro mundo e de tal maneira que até acabam com as corridas na Catalunha. POr culpa apenas dos anti taurinos?? Não!!!! Barcelona é a praça mais cara de Espanha com bilhetes de preços inacessiveis comparados com os de Madrid. E o proprietario da Praça, a Familia, quere deita-la abaixo porque recebe uma indemnização e poderá construir. O vil metal transforma tudo. Por aqui, o que os critcos possam ganhar poderá dar para uma lagostinha por mês e não é todos. Mas concordo que injurias, mentiras entre outros não são forma de fazer jornalismo. ADVINHAÇÂO também não. Ainda cá estarei para ver o que realmente se passa com o Coliseu da Figueira. Lembram-se de que vinha escrito no Farpas que o filho do Manuel Gonçalves vinha para ficar a substituir o pai e que até iria ficar com mais Praças??? Afinal já nao tem praça nenhuma. Ou terá a Praça de Londres para passear...

    ResponderEliminar
  42. "Cuidado aí ó Carlos... olha que o toiro pode tresmalhar... dá-me aí uma varada nesse cabresto da ponta para ele ir ao caminho ...
    mas vê lá que ele de vez em quando faz-se aos cavalos."
    "Esse é o tal que salta a vedação do Olival para ir para o arroz, nunca quer tranca, mas quando está fechado no pátio com os outros é um "tonante" para comer a farinha das gamelas."

    "Mas não te preocupes que o cabresto da guia é bom, vai á voz e leva o resto ao caminho certo"

    "Tu lembras-te ó Carlos, na espera da Festa do Barrete Verde do ano passado, esse malandro desse cabresto da ponta também queria era fugir?
    Esse tonante qualquer dia vai mas é para o matadoiro!"
    "Ó Carlos há pessoas que andam na festa tal e qual este cabresto, não fazem nada, quando é preciso andar para a frente não aparecem, complicam e criticam vivamente o que é feito pelos outros (ás vezes até de forma ridiculamente absurda), mas tal como num jogo de cabrestos,usufrem do trabalho do conjunto e do mérito da obtenção do objectivo."

    "Mas não te apoquentes, ó Carlos que a gente não deixa o Toiro tresmalhar por causa dum cabresto escabreado, que de vez em quando se faz aos cavalos... se for preciso mete-se-lhe vara e toca p´rá frente!
    Olha que a praça é já ali á frente e é preciso lá chegar com o gado na ponta da unha, toma só cuidado com essa Oliveira aí á curva, não vá esse cabresto tonante esgueirar-se para trás dela para fugir ao pampilho... "

    Saudações

    ResponderEliminar
  43. Manel.

    Tens uma certa piada!

    Tiveste que ir consultar um diciónário para responder?

    Parece que transcreves tal como está no dicionário, ao menos podias ter invertido a ordem.

    Sabes o que significa a como preposiçâo?

    E afirmaçâo, vem de afirmar, afirmaçâo de prova, sabes qual o significado? Sabes o que sâo sinónimos?

    E letra maiúscula também confundes?

    E o teu apelido ( o verdadeiro ) nâo queres revelar?

    E porque os teus comentários vâo todos num sentido, nâo queres sustentar porquê?

    Sabes o que significa sustentar?

    E ser sustentado como tu és?

    Ou pensas que te escondes com facilidade e cobardemente atrás do "Manuel"?

    Pedro Silva

    ResponderEliminar
  44. isto está engraçado...mas até respondo a comentarios anteriores!o sr Palha não pertençe,mas ja pertenceu,como o sr Rodrigo de Sá e na altura do sr palha foram passados chéques a grupos de devolução de euros em nome do sr Palha!!!MAS BONITO vai ser quando sair uma copia de um desses cheques no farpas,(há ex cabos que vão entregar as cópias) para assim se destapar esta trapalhada!a ANGF seria justa se defendesse os interesses dos grupos em geral e os interesses dos forcados, de todos eles não so de alguns!agora o que não pode ser é senhores quererem ganhar protagonismo á custa da ANGF!!!

    ResponderEliminar
  45. mas tanta coisa com a ANGF! imaginem isto santarem ,montemor,alcochete,vila franca , coruche, evora. ap.moita,lisboa e mais um ou dois fazerem uma associação só deles . tipo não pegamos com grupo que não sejam desta associação . acham que os outros grupos teriam alguma vez hipotese? tipo empresarios que contractem grupos fora desta associção ja nao pegamos mais para eles ou seja vetados. imaginem o empresario bolota não poder contractar mais grupos ou o rui bento ou o nene ou o levezinho. nunca mais na vida os chamados grupos mais pequenos iam ter oportunidades. pensem nisso . e porque quererem saber das contas . isso só aos forcados diz respeito e se algum forcado quiser saber que pergunte ao seu cabo, o resto acho eu que não tem nada a ver com isso.acho eu


    ASS:ZÈ MANEL

    ResponderEliminar
  46. Para o anónimo que escreveu às 14:46.

    És capaz de te identificar?

    Tens coragem de te identificar?

    Pedro Silva

    ResponderEliminar
  47. Agora escrevo eu como anónimo "que já cá vim muitas vezes" antes que o carlos obrigue a identificar-me, para chatear mas para ficarem a saber, quem escrevu o comentário das 14h46 não foi outra pessoa se não o João Duarte, o gajo mais sério que se conhce no meio do mundo dos toiros!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  48. MEU DEUS AO PONTO QUE A FESTA CHEGOU,MAS ALGUEM VAI CHEGAR A ALGUM CONSENÇO NO FINAL DESTA PORCARIA TODA,UM 20000 VISITANTES NO BLOGUE QUE TEM DOIS MESES OUTRA ESGOTA O JORNAL E AGRADECE,O PÁ´´A´´AÁÁÁ PELO AMOR DA SANTA,QUE HA VIGARICE E INTERESSES NA NOSSA FESTA , JA TODA A GENTE SABE DISSO,QUE HA QUEM VIVA A APUNHALAR AS COSTAS DO SEU DITO AMIGO TB NOS TODOS SABEMOS,QUE HA EMPRESARIOS (DITOS)A F.... OUTROS ISSO NA NOSSA FESTA E COMO OS COGUMELOS AGORA CHEGAR AO PONTO DE VIR AQUI DEFENDER O MIGUEL ALVARENGA OU O CARLOS CUNHA , NAO SERA DEMAIS.....A FESTA CHEGOU ASSIM TAO BAIXO QUE NAO TENHA-MOS NADA DE MAIS INTERESSANTE PARA NOS PREOCUPARMO-NOS,O PA ELES DEPOIS DESTA PORRA ACABAR E VE,OS A COMER NA TORRE UMA BOA MARISCADA E VOCES A LEREM O BLOGUE E O FARPAS HAHAHAHHAHAHA ABRAÇOS TOTÓS

    ResponderEliminar