domingo, 28 de novembro de 2010

Obrigado caros leitores da lengalengadoalvarenga

Esta madrugada batemos os 10.000 visitantes!!! Fantástico para um blogue que  iniciou os seus "trabalhos á menos de dois meses. Abraços

7 comentários:

  1. Cunha, mais 10.000? e porque não 100 mil como na petição?

    ResponderEliminar
  2. Mais de 10 mil lêem o "Farpas" semanalmente.
    E "á menos de dois meses" tem "h" - há menos de dois meses.

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo aceito de bom grado lições de português até porque sendo uma das línguas mais completas do mundo, gramaticalmente muito complexas, e depois do acordo ortográfico, existirão muitos motivos para me enganar. Para mais, não sendo nem licenciado nem doutorado em língua portuguesa aceito claramente reparos de quem saiba mais do que eu. Mas para o caso quem lhe vai ensinar sou eu:


    à ou há
    A palavra à é facilmente confundida com a sua homófona há. Ora, este segundo vocábulo, é uma forma do presente do indicativo (3.ª pessoa do singular) do verbo haver. Este verbo tem várias significações e uma das formas de termos a certeza de que se trata da forma verbal, é substitui-la por um sinónimo, como “existe”.

    Exemplificando: Ele disse que há/ à um acento na palavra

    Ele disse que existe um acento na palavra

    = Ele disse que há um acento na palavra.

    O exemplo tenta demonstrar, que sendo possível substituir-se a palavra pela forma verbal “existe”, ficamos a saber que devemos utilizar a forma do verbo haver, ou seja, “há”.

    Veja-se outro exemplo:

    O João vai à/há escola.

    O João vai existe escola (não faz sentido) = O João vai à escola.

    No entanto, nem sempre este truque resulta. Assim, aconselho um outro: substituir a palavra por “havia”. Se a frase ficar com sentido, é porque se trata da forma “há”, caso contrário, será a palavra “à”.
    O que porventura quererá corrigir-me é se o acento é grave ou agudo...confesso que será grave e eu coloquei agudo...Mas caro anónimo, erros de acentuação deverão ser acentuados quando o texto não acentua nada de extraordinário... e se calhar para si a forma é mais importante que o conteúdo. Abraço e obrigado por estar atento apesar de não estar correcto (ou correto?). Carlos Cunha (autor do blog)
    P.s. Quanto ao facto de mais de 10.000 lerem o Farpas...seria motivo para mais uma explicação filosófica... pois caro anónimo como sabe( até melhor que eu) a tiragem do Jornal é de 10.000 exemplares..o que pressupõe que vários leitores partilhem o mesmo jornal...isso só demonstra que os leitores do farpas são solidários uns com os outros.... poderia ainda mencionar o facto "pouco" relevante de o Jornal Farpas "só" ter mais 14 anos de existência que este Blogue.

    ResponderEliminar
  4. Carlos, devias ter tirado advocacia, pois argumentas bem.
    No entanto, penso que o senhor que efectuou a correcção tem razão, ou seja, deveria estar escrito há dois meses e não da forma que está expressa.
    Fica na retina toda a tua sagacidade ao dares a volta ao texto com tanta convicção e documentação, quase que ficava convencido.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo, que pena não se identificar para a seu devido nome agradecer, mais uma quota parte do meu saber...
    A humildade é um bem adquirido por quem sabe o seu valor...e eu penso saber o quanto vale esse bem inestimável... agradeço sinceramente a vossa ajuda no meu português... hoje sou mais feliz porque mais conhecedor..
    Sinceramente, o meu muito obrigado, de quem pensava ter a certeza daquilo que defendia tão acerrimamente, e mais não estava que puramente enganado...abraços
    Carlos M. Cunha
    (autor do blogue)

    ResponderEliminar
  6. Este blog é mesmo para rir!!! rsrsrsrsrsrs

    ResponderEliminar
  7. O que é preciso fazer para que os comentários que enviamos sejam publicados? Também lhe temos que pagar? É só dizer quanto? Eu compreendo que trabalhar de borla mais vale estar de barriga ao Sol untada com margarina!
    Só publica o que lhe agrada??????

    ResponderEliminar