quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Carta Aberta a Miguel Alvarenga

Caro Miguel Alvarenga
Como já deve saber o meu nome é Carlos Cunha, sou actor de profissão, pai de 3 filhos e avô de uma neta.
Quem me conhece , sabe que sou pessoa de Bem, e orgulho-me dos Valores que meu pai e meu avô me transmitiram.
 Escrevo-lhe directamente pela primeira vez e espero sinceramente pela última. Como também deve saber sou o autor e único criador de tudo o que se escreve e publica no Blogue "alengalengadoalvarenga". Para que fique bem claro, nada me move neste blogue que não seja o que publicamente afirmei, durante o colóquio promovido pela plataforma "Em defesa da Festa Brava", na praça de toiros Palha Blanco, e que se explica ao longo das próximas considerações:
1º- Sou Aficionado da Festa e preocupa-me tudo o que a ela diz respeito.
2º- Tento andar o mais informado possível do fenómeno dos toiros.
3º- Tenho como amigos, muita gente que faz parte deste universo taurino, sejam eles forcados, bandarilheiros, empresários, criadores, cavaleiros ou simplesmente aficionados.
4º- Nunca fui indelicado com ninguém, e também devo referir que sempre fui muito bem tratado por todos, criando séria amizade com a grande maioria.
5º- Não gosto da linha editorial do Jornal Farpas, no qual o senhor exerce o cargo de Director.
6º- Não gosto da maneira como o senhor exerce a profissão de Jornalista.
7º - Não gosto de ver o Jornal que mais deveria servir os interesses da festa (visto que é do fenómeno da Festa que o Jornal sobrevive), a ser o maior causador  de sobressaltos e polémicas, que em nada dignificam a Festa ou quem  realmente se preocupa em  não a deixar soçobrar.
8º- Ao criar o blogue "alengalengadoalvarenga" fi-lo com o propósito maior de manifestar o meu desagrado pela linha editorial do Jornal Farpas ( o nome do blogue é escolhido por sentir que o seu jornal é assim mesmo como diz a tradução: conversa fiadaenfadonhaladainhalenda)
9º- Nunca pensei que o Blogue tivesse a repercussão e a visibilidade que tem, muito menos que tivesse os desenvolvimentos que teve através da sua pessoa.
10º- Para maior espanto meu, o senhor no blogue que alimenta o jornal (ou vice-versa), faz uma ameaça á minha pessoa, que só posso considerar como  de alguém desesperado (como lhe referi num dos posts de minha autoria, deveria perguntar ao seu advogado antes de publicar uma barbaridade daquelas, ainda para mais estando o senhor a cumprir pena de prisão)
11º- Como se não bastasse, e para cumulo da sua desorganização mental, vem á minha pagina de Facebook convidar-me para "beber um copo"
Caro Miguel Alvarenga, não bebe copos comigo, quem me ameaça de ir a minha casa com  "uns dez, chega", para me "agradecer".
Não vou beber copos consigo, porque o senhor começou logo mal a sua aproximação, á minha pessoa apesar de eu perceber que esteja irado com aquilo que eu escrevo. Mas, sabe qual é a grande diferença Miguel Alvarenga?
Eu escrevo sobre o que você escreve não sobre si! Como dizia Ezra Pound "Podeis reconhecer um mau critico porque ele começa por falar do poeta e não do poema". E isso é unicamente o que você faz Miguel Alvarenga. E é isso no essencial que me aborrece enquanto Aficionado. Que o senhor tenha "a faca e o queijo na mão", para elucidar, instruir, informar, ou seja alimentar a nossa Aficion, e no entanto  utilize a faca para ameaçar, e o queijo para tentar "comprar favores" e informadores. Nessa politica eu não entro Miguel Alvarenga.
Por último, quero dizer-lhe aqui ou em qualquer lugar, uma coisa que você costuma dizer á boca cheia: Eu não tenho medo de si! 
É por tudo isto que em cima referi, Miguel Alvarenga, que eu não bebo um copo consigo!
Fique bem, que é o que desejam as pessoas de Bem, pois os Abraços ficam para os que nos querem bem.

Para os leitores do blogue alengalengadoalvarenga, os meus sinceros pedidos de desculpa pelo carácter nada humorístico deste post mas acredito que entendem...abraços

32 comentários:

  1. Atendendo á situação que tomei conhecimento á pouco tempo e crendo nos factos relatados , e que pelos vistos estão escritos ,e sem volta a dar ,quero dizer-te que esta tua carta é de uma dignidade e de uma valentia , que me faz orgulhoso de ser teu amigo.
    quando se é de bem e se tem a cônciencia tranquila ,não só se dorme bem á noite ,como se não tem medo. com os amigos e as pessoas de boa indole ao teu lado só podes pensar tranquilamente na frase " prá frente é que é caminho "
    um abraço
    cafi

    ResponderEliminar
  2. Agradeço, Carlos, a frontalidade da sua carta e das suas palavras. Nunca o ameacei - longe de mim tal intenção. Acho piada o seu blogue e aceito - e respeito - as suas opiniões. O copo, havemos de beber, pode ter a certeza.
    Grande abraço (não sei escrever isto sem ser em anónimo, mas garanto que sou eu próprio). Abraço à séria! Pode ser que um dia o jornal tome o rumo que você defende. Não me grama - porque não me conhece. Eu admiro-o pelos "Malucos do Riso".

    Miguel Alvarenga

    ResponderEliminar
  3. Assim sim! Jáfiz aqui alguns comntarios contra outros comentarios deste blogue- não gosto de anónimos e que sob essa capa se escreva e se ofendam pessoas. Não falo do autor do blogue que conheço porque agora deu a cara como seria de esperar vindo de quem vem. Mas há comentarios neste blogue que não estão consentaneos com a personalidade do Carlos e penso que não é esse o objectivo dele. Criticar o Alvarenga porque não se gosta, demosntrar algumas incongruências que o Farpas tem tudo bem. A critica é livre. Mas ofender e gozar acho ridiculo e torna-os piores que aquele que criticam. O Farpas, quer queiram quer não, foi durante anos, a par com o Novo Burladero, o unico orgão de informação taurina. Sendo semanal abarcava um numero de leitores enorme e como tal divulgava a Festa Brava por todos os cantos. Também houve muita coisa malfeita, erros, ataques, coscovilhices etc. A verdade é que o nivel cultural de juita gente da nossa Festaé o do diz que disse e de formar pela negativa e não pela positiva. E o Farpas aproveitou o que vende e em certas alturas usou e abusou. Também critico. Mas também sabemos e ninguém pode negar que ajudou a promover a Festa. Pode não se gostar da marca editorial, como por exemplo, eu não gosto de algumas estações televisivas. Podemos não gostar do Carlos Cunha enquanto actor ( não é o caso) mas não podemos denegri-lo e atira-lo abaixo cmo alguns comentarios que se publicaram aqui no blogue. Também o Miguel Alvarenga não se pode ofender com o que aqui se publica. Veja-se o que aqueles bonecos dos quais agora nao me lembro o nome, os da Mafalda Mendes de Almeida, dizem e caracterizam as nossas figuras publicas. Se todos se ofendessem e reagissem mal não sei o que seria. O mesmo espirito critico que tens, Miguel, deves aceita-lo daqui da lenga lenga, sem te exaltares ou ofenderes. O Cunha deu a cara está esclarecido. Não gosta da tua linha tens de aceitar. O que o Cunha não pode admitir é certos comentarios aqui apostos...
    Abraço e espero que um dia bebam um copo.
    Cunha, O Miguel não é tão mau omo o fazem
    Miguel , o Cunha defende a Festa!

    ResponderEliminar
  4. ou o Cunha não fosse Ribatejano

    Pombinho da Paz
    lol

    ResponderEliminar
  5. Carlos, tens aqui muitos seguidores e bem sabes q também tens muitos admiradores, dos quais eu faço parte, e sinceramente como leitor deste blog, n quero as tuas desculpas pois acho q nem precisas de as pedir pois se tivesse tido algum do feedback q tiveste, tb iria gostar de expressar o q me vai na alma numa carta aberta tão bem elaborada como a tua. Ao senhor Alvarenga só me apraz dizer q aqui o Cunha tb tem amigos e bem mais de dez ou 30 ou 50 e talvez outos tantos q não serão tão seus amigos, mas acho q todos serão da opinião q alguém q não quer ou q n sabe receber críticas, n se meta a jeito de levar c elas. Carlos, grande abraço de um aficionado e a todos, o meu bem haja...

    P. Inverno

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pelo que escreveram os comentaristas anteriores. Sempre aceitei, de peito feito, as críticas que me fizeram. Não me irrita minimamente o que o Carlos aqui escreve. Tem o direito de estar contra - e eu respeito. Quando escrevi o que escrevi esta semana e que ele considerou uma "ameaça" - a história dos dez gajos - estava mal informado, confesso. Pensava que o autor era outro - e contra "esse", meus amigos, a carga ia ser dura... Admiro a atitude que teve, de finalmente dar a cara. Aceito e respeito as suas opiniões. O que aqui tem sido escrito tem graça, revela talento e tem sido (Obrigado!) uma óptima publicidade ao "Farpas" e ao blogue. O copo, garanto, sou teimoso, havemos de o beber. Ser calhar, para não mudar nada - o Carlos continua com a lenga-lenga dele e eu com a minha, Mas havemos de trocar impressões - e de rir os dois. De rir muito.
    Desculpem, mas não sei assinar aqui estas merdas sem ser como "anónimo". Mas sou eu mesmo. Acreditem.
    Miguel Alvarenga, o gajo do "Farpas".

    ResponderEliminar
  7. ...acho graça que o Alvarenga ainda não se redimio de uma ameaça e já está a deixar outra no ar...para outra pessoa qualquer, não interessa quem! o que interessa é ameaçar alguem de o ir denegrir, inventar, cuscuvilhar, mentir...bem como ele diz, carga dura!Alguem vai ficar curioso e comprar o jornal, e isso é a unica coisa que interessa...emfim, ninguem, nem nada muda ninguem!O que pertence ao caracter só é mudado com grandes choques na vida! e pelos vistos nem a prisão o fez repensar a sua atitude...muito menos este blogui!

    ResponderEliminar
  8. Assim, sim. Miguel Alvarenga sem ameaças nem guerras. O Cunha não gosta e esta no direito dele.Outros nao gostam e têm direito a opor-se a criticar. Gostava era que tal como o Cunha o fizessem de forma construtiva, apontando os erros mas também os caminhos. Dizer mal do Farpas e do Alvarenga só porque é moda não é criticar é ir na onda...Já agora Miguel começo por dar uma sugestão: empacota o Farpas em plastico e vais ver que quem o lê nas bancas passa a compra-lo porque se rasgarem o plastico quem paga é o posto de venda. Verás que sobes as vendas e assim já não se diz mal à borla. Mas o que interessa é que este blog sirva para corrigir algumas falhas que o Farpas possa ter. e que o Cunha conheça pessoalmente o Alvarenga e conversem. Ambos terão a ganhar com esse encontro. Depois dele venham aqui ou no Farpas e contem-nos como foi...
    Abraços aos dois

    ResponderEliminar
  9. É pena que sejas anónimo, que não dês a cara e que tenhas tanto medo. O Carlos deu um exemplo. Saibam vocês também ser Homens, mas com H grande - como eu sou. É isso que os irrita tanto?
    "A única coisa que interessa", dizes, é que comprem o jornal. Pois é. E eu agradeço. As vendas triplicaram nos últimos meses. A prisão? Sou um herói. Eras capaz de lá estar ou borravas-te todo só de ver a cadeia lá ao fundo? Sejam Homens - não tenham medo. Eu não tenho. O Carlos também provou que o não tem. Vocês é que são uma lástima.
    Sou eu, outra vez. Agora vou-me deitar. Boa noite a todos!
    Miguel Alvarenga

    ResponderEliminar
  10. Falava para o outro comentarista, não para o anterior. Obrigado pelas tuas palavras. Mas dá a cara também, já chega de tanto anonimato.
    Miguel Alvarenga.

    ResponderEliminar
  11. O anterior é analfabeto. É redimiu e não redimio. Estúpido.
    Miguel Alvarenga

    ResponderEliminar
  12. Miguel Alvarenga

    Nada de elitismos. Há quem não saiba escrver bem e dê erros. Mas não deixam de ser aficionados. Podem ter menos educação e menos cultura porque a vida não lhes proporcionou. Compreendo que estejas irritado e enervado mas tens de levar o blogue a rir e tirar as ilações mais sérias sem ligar aos comentarios ofensivos.
    Continua o Farpas, adapta-o mais a tdos, sem guerras, sem tricas. Engrandece a Festa que tu defendes, de uma forma sensata, educacional, objectiva, didática e formal. Verás que ganharás bastante em todos os aspectos.

    ResponderEliminar
  13. Para quem está preso vir a público ameaçar o Cunha não é muito inteligente. Agora é tempo de acalmar a conversa "Carlos és o maior e eu gosto muito de ti, não me processes senão fico lá também durante a semana".

    Vamos beber um copo!


    Luís Rodrigues

    ResponderEliminar
  14. Carlos, dou-te mais uma vez os parabéns por este blogue, que revela apenas o bom humor e a criatividade que tens. E também a frontalidade e o carácter.
    Quanto aos comentários deixados, confesso que não os entendo. Não me parece que este blogue seja como o jornal em que se baseia, criado para alimentar quezílias e interesses pessoais; neste caso para alimentar uma guerra Cunha vs Alvarenga. Até porque essa estaria ganha à partida: a verdade permanece sempre sobre a fraude.
    Por isso continua o óptimo trabalho, que é fazer uma crítica satírica e pôr-nos todos a rir com um jornal e com o seu director, nessa qualidade.
    Um abraço do teu amigo Diogo.

    ResponderEliminar
  15. Cunha,

    Grande dignidade! Assim se "abre praça"

    Pelos vistos ainda tens de explicar a alguns que a bravura provém do sangue, a coragem do pensamento....

    Toma lá um abraço

    Samuel

    P.S. O bom humor é a única qualidade divina do homem
    (Autor: Schopenhauer , Arthur)

    ResponderEliminar
  16. Senhor Miguel Alvarenga,

    Esta semana fez ameaças no site do seu jornal. Voltou agora aqui a reiterá-las, dizendo “contra «esse», meus amigos, a carga ia ser dura...”.
    Ora, uma vez que exalta e propagandeia a frontalidade e o “dar a cara”, colocava-lhe uma pergunta muito simples:
    Essa ameaça é para mim?
    Assina: José Fernando Potier

    ResponderEliminar
  17. Haja calma, meninos! Vocês criticam e apontam-me o dedo, mas pelam-se por guerrinhas... Não há nenhuma guerra Cunha vs Alvarenga, não há processos, nem semanas na prisão - e se houvesse, morria alguém por isso?
    Tenham calma. Não estou minimamente irritado, nem muito menos enervado (que é a mesmíssima coisa). Acho piada ao blogue, reconheço a graça e o talento do autor - e agradeço a publicidade que tem feito ao jornal.
    Bom dia a todos. Por agora, fico-me por aqui. Não tenho tempo, entre hoje e amanhã, para internet's. Nem para o blogui. Vou ter que me centrar na feitura do próximo jornal (que vocês todos devoram semanalmente, vá lá, confessem!), passei a manhã no Hospital de Santa Maria com a minha filha Maria Ana, que na véspera de cumprir 18 anos "se lembrou", imaginem, de fazer uma luxação num pé no liceu, graças a Deus não é grave, mas perdi a manhã e agora preciso mesmo é de "dar corda aos sapatos" para fechar até amanhã algumas páginas do jornal e poder ir calmamente descansar o fim-de-semana no Linhó.
    Um grande abraço para todos - obrigado pela força que me continuam a dar! Hoje é quinta... espero que já tenham comprado e lido o "Farpas" de uma ponta à outra. Bom trabalho, Carlos... e o copinho há-de acontecer!

    Miguel Alvarenga
    (continuo a não saber entrar nestas merdas a não ser como anónimo, mas garanto que sou eu!)

    ResponderEliminar
  18. Há pessoas que não se enxergam... vais mas é vender T....

    ResponderEliminar
  19. Continua, Carlinhos...
    E bloqueia o acesso aos comentários do Alvarenga.
    Ele que escreva no seu blogue e no seu jornal... Aqui só te queremos a ti.
    Bem Hajas!!

    ResponderEliminar
  20. Boa tarde,
    depois de ler atentamente o que aqui foi escrito
    gostava de deixar aqui uma pergunta:
    Sera que o que Miguel Alvarenga diz no seu
    jornal esta assim tao longe da realidade??
    Sera que nao ha corrupcao,interesses,vigarices
    ou mentiras no Mundo dos toiros??
    Sera que nao a grupos de forcados da associacao
    que andem por ai a
    pegar de borla,ou em troca de vender bilhetes?
    Sera que os empresarios taurinos sao as pessoas
    mais serias da festa?? Por amor de deus meus
    senhores o Alvarenga pode ser o diabo em pessoa
    mas os outros de santos nada tem!! Nao culpem o
    Alvarenga pla podridao a que a festa chegou,
    porque ha muito pior e dentro dela mesmo.

    Augusto Carvalho

    ResponderEliminar
  21. Caro Senhor Augusto,

    Gente boa e má há em todo o lado, em todo o mundo.
    O que se critica é uma pessoa(Miguel Alvarenga) que vive da intriga e da mentira.
    A pior maldade do mundo é falar dos outros...

    ResponderEliminar
  22. O Sr. Potier deve mesmo ter a mania que o Alvarenga o persegue, livra!!!
    Nem lhe ligou... Olé!

    ResponderEliminar
  23. respondendo ao caro amigo que se refere a minha
    pergunta
    E aqui fala se de que?? lembre se,A PIOR MALDADE
    DO MUNDO E FALAR DOS OUTROS


    Augusto Carvalho

    ResponderEliminar
  24. Ó Carlos, afinal como és tu que ecreves, já passou a ter piada....olha que piada que isto tem, porque se fosse a tal outra pessoa então assim...já não tinha piada e as ameaças mantinham-se...olha que piada!!!!.
    Grande abraço do teu amigo Xico.

    ResponderEliminar
  25. Carlos afinal de contas como diz e bem não atacou a pessoa mas sim o tipo de jornalismo sensacionalista que em nada ajuda a dar a imagem que a tauromaquia merece, com trocas e baldrocas , que espalha intriga e todos outros comportamentos nos quais as pessoas que participam activamente e ou passivamente na Festa Brava não se revém, pela escola de bons costumes e valores que a mesma é! Concluo dizendo que Este seu artigo é a prova do seu genuíno carácter e frontalidade !

    bem-haja

    abraço

    Duarte P.

    ResponderEliminar
  26. feitios , quem não os têm.
    o importante é o respeito pela diversidade de opinião.quem não respeitar essa diversidade e esse sentido de liberdade , seja o sr.º Alvarenga ó Cunha ó outro qualquer mortal , é melhor que meta o feitio pelo cu acima , porque o camiho mais tarde ou mais cedo ,vai estar bloqueado , por alguem com um feitio mais forte .
    viva a festa brava.
    1 abc a todos os que gostam da festa
    Cafi

    ResponderEliminar
  27. Bom dia. Como disse ontem, não tenho tempo para internet's. Agora só segunda-feira. O "debate" aqui vai animado, mas reconheço que tem nível. Assim, sim.
    Genial, Carlos, o video do Hitler. Fantástico, fartei-me de rir, está espectacular! Gostava de o meter no meu blogue, com sua autorização, mas não sei como se "saca" de um lado para o outro. De computadores, só mesmo para escrever... de resto, não entendo nada.
    Li agora os comentários todos. Houve aqui quem escrevesse que eu nem lhe liguei, nem lhe respondi. Foi porque ontem não vim aqui. Ó Potier, por amor de Deus! É mesmo mania da perseguição, caramba. Alguma vez! Tinham-me dito que o autor do blogue era um indivíduo do Alentejo. Não é, pronto, acabou-se a história. Não vou acusar ou levantar suspeitas sobre uma pessoa sem provas. Agora tu... alguma vez? Tá descansado, faz a tua vida normal, que eu faço a minha. Não tenhas macaquinhos na cabeça. Voltei a atacar a tua associação? Tou numa de paz e sossego. Quanto queiras, estou à disposição para te fazer uma grande entrevista no jornal. Era d'homem! Abraço.

    Miguel Alvarenga

    ResponderEliminar
  28. Bom carácter e frontalidade... Assim se fazem os GRANDES HOMENS.

    Abraço Cunha

    Pedro Barrona

    ResponderEliminar
  29. MAs tanto caracter e frontalidade que até gastam as palavras. Não gostam do Alvarenga não comprem o Jornal. Ainda nao vi nenhum blog a comentar o que os antitouradas dizem da malta da Festa. Que cegam os toiros, que os drogam emil e uma coisas. Eu não gosto de alguns sites que defendem sempre os mesmos e nao faço um blog contra. Não gosto de algumas atitudes da ANGF e não faço um blog contra.

    ResponderEliminar
  30. Para os Anónimos, e sobretudo para os que defendem o Alvarenga!

    O Carlos Cunha e o Alvarenga nâo se entendem?!

    O problema é deles! Falem do que percebam...

    ResponderEliminar
  31. Oh gente da minha terra...
    Será que ninguém percebe que este tipo de coisas só interessa aos que são contra nós.
    Miguel Alvarenga, obrigado por manter um jornal que mesmo controverso nos deu noticias durante mutos anos, e não havia nada destas modernices da Net.
    Carlos, obrigado pelos risos que me tem proporcionado, e por ser directo e educado na forma que abordou este tema.
    meus senhores a gente da festa é gente de bém, e só unidos podemos leva-la a um outro patamar.
    Já agora, quando forem tomar um copo digam, pois também quero ir, e se for muitos? era engraçado e que lição se dava.
    Um abraço aos dois.
    Toninho Manso

    ResponderEliminar
  32. Já era sua fã,mas depois do que li tenho ainda mais respeito por si, não só como excelente profissional, mas como pessoa. Muitos parabêns!!!

    ResponderEliminar